Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

G1 - Manchetes

Quinta-feira, 9 de setembro


Veja o que você precisa saber para começar o dia bem-informado. Bom dia. As reações após as falas antidemocráticas de Jair Bolsonaro durante as manifestações em 7 de setembro. Caminhoneiros bolsonaristas seguem protestando e bloqueiam estradas pelo país, levando o presidente a pedir trégua à categoria. Entenda a escassez de contêineres que afeta produtores do mundo todo e como nossos reservatórios estão no limite. O adeus à Dudu Braga, filho do Rei Roberto Carlos. Hoje tem "G1 Enem" no Youtube: veja como participar.

Newsletter do G1: receba um resumo com as notícias do dia no seu e-mail

Reações à crise política

As falas antidemocráticas de Jair Bolsonaro custaram R$ 195,3 bilhões em valor de mercado às empresas nesta quarta (8). A escalada na crise política gerou prejuízos na economia, o que pode acentuar a incerteza econômica.

Bovespa tomba quase 4% e dólar fecha em forte alta

ENTENDA: Bolsonaro prejudica retomada, e crise pode piorar

Os efeitos das manifestações de 7 de setembro têm se desdobrado entre os poderes. No Supremo, o ministro Luiz Fux, disse que o desprezo a decisões judiciais por parte de chefe de qualquer poder configura crime de responsabilidade. Ontem, o STF ainda marcou para o próximo dia 17 a retomada do julgamento de ações que questionam a política armamentista do governo.

No Senado, Rodrigo Pacheco disse que a solução para a 'crise real' não está no autoritarismo. Ele deve devolver MP para alterar o texto-base do Marco Civil da Internet e restringir a possibilidade de retirada de conteúdo relacionado à informações falsas. A medida foi assinada pelo presidente às vésperas das manifestações de 7 de setembro.

Já o presidente da Câmara Arthur Lira condenou o radicalismo, pregou a pacificação entre poderes e o fim de 'bravatas'. Enquanto isso, o PSDB anunciou oposição formal ao governo Bolsonaro.

Natuza: discurso de Lira foi mais incisivo que o de Pacheco

Caminhoneiros bloqueiam estradas

Caminhoneiros apoiadores do presidente Jair Bolsonaro fazem paralisação em estradas que dão acesso ao estado do Mato Grosso nesta quarta-feira (08).

CHICO FERREIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Após atos de 7 de Setembro, caminhoneiros bolsonaristas bloqueiam estradas em vários estados. Na maioria dos locais, apenas carros pequenos, veículos de emergência e cargas de alimentos perecíveis estão tendo o trânsito liberado pelos manifestantes. Segundo Ministério da Infraestrutura, atos de caminhoneiros ocorrem em rodovias de 13 estados.

O presidente Jair Bolsonaro gravou um áudio pedindo aos caminhoneiros que liberem as estradas do país. Na gravação, Bolsonaro diz que a ação "atrapalha a economia" e "prejudica todo mundo, em especial, os mais pobres".

Em áudio, Bolsonaro pede que caminhoneiros liberem estradas

Crise no mar

Entenda a escassez de contêineres que afeta produtores do mundo todo. Trabalhadores rurais dos setores de algodão e carne reclamam de frete caro e perda de oportunidades devido à demora dos envios, motivada pela demanda crescente de grandes exportadores, como Ásia, EUA e Europa.

Crise hídrica

Os reservatórios do país estão se aproximando do nível mínimo necessário para geração de energia elétrica. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, o nível médio de água nos principais reservatórios está hoje abaixo de 20%. Por medida de segurança, recomenda-se o desligamento das usinas quando a concentração de água chegar a 10%.

O adeus à Dudu Braga

Morreu ontem, aos 52 anos, o produtor musical Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos. Ele estava em tratamento contra um câncer no peritônio. Além de Dudu, Roberto Carlos tem mais três filhos. A mais velha, Ana Paula Rossi Braga, teve uma morte súbita aos 47 anos, em 2011.

Relembre momento de Roberto Carlos com o filho Dudu Braga

O Assunto

Um repórter pelo mundo pós-11 de Setembro. Os atentados do século 21 produziram efeitos duradouros bem longe dos Estados Unidos. Para discuti-los, Renata Lo Prete recebe neste episódio o jornalista da TV Globo Marcos Uchôa, que ao longo dessas duas décadas visitou 22 países do mundo islâmico. Ele conta que nunca, em sua trajetória profissional, sentiu tanto medo quanto no Afeganistão. Prestes a lançar uma série no GloboPlay com esse material, ele conclui que, duas décadas depois, a questão do terrorismo está longe de ser resolvida. Ouça o podcast.

Números da pandemia

Pela primeira vez desde novembro, a média diária de mortes por Covid ficou abaixo de 500. Mas o feriado prolongado da Independência certamente influenciou para baixo os dados divulgados nos últimos dias, como visto em situações similares desde o início da pandemia. O Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 250 mortes por Covid-19.

Vacinação contra a Covid: 32% estão totalmente imunizados

G1 Enem

No Enem 2020, dos mais de 2,7 milhões de candidatos que fizeram a prova, apenas 28 alcançaram a nota máxima na redação. Se você quiser entrar nesse seleto grupo na próxima edição, acompanhe a live "G1 Enem" no Youtube, nesta quinta (9), às 14 horas.

Apresentada por Luiza Tenente, a transmissão ao vivo trará dicas de como produzir um texto que seja bem avaliado pela banca de corretores.

Conhecendo as sucuris

Você sabia que três das quatro espécies de sucuris existentes em todo o mundo podem ser encontradas no Brasil? Segundo especialistas, a sucuri de bene é a única que até hoje não teve registros em biomas brasileiros, porém, pode ser vista somente na Bolívia.

Vida selvagem: onça-pintada ataca jacaré no Pantanal de MT; veja vídeo

Dragão Azul comedor de 'caravelas portuguesas' faz aparição rara em SP

Do gospel ao pop

Se você não tinha ouvido falar em Priscilla Alcantara, é melhor ir se acostumando. Após 12 anos e cinco álbuns dedicados ao gospel, a ex-estrelinha mirim é, definitivamente, uma cantora pop. Em entrevista ao G1, Priscilla esmiuçou os novos passos da carreira, comentou a parceria com o produtor Lucas "Fresno" Silveira e riu dos rumores de que é a Unicórnio do programa "The Masked Singer".

Previsão do tempo

A chegada de uma frente fria e de um ciclone extratropical em meio ao ar abafado criam instabilidade e devem deixar a quinta chuvosa, com possibilidade de raios e de vento forte, em parte de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Veja previsão para as capitais.

Veja os destaques da previsão do tempo

Você viu?

Marília Mendonça: cantora testa positivo para Covid-19 e cita importância da vacinação

MG: policiais perseguem motorista e encontram esposa dele nua e em estado de choque

Vídeo: ex-BBB Fernanda Keulla é atacada por jacaré no Pantanal de MS

'Apocalipse': o que é a luz misteriosa que apareceu durante o terremoto do México?

Caso Eloá: Justiça revoga regime semiaberto de Lindemberg Alves

'Satisfeito, agora?': mãe se revolta ao ver filho preso e algemado

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!