Na pesquisa espontânea, o instituto não oferece nomes de possíveis candidatos, apenas pergunta quem o cidadão considera que votará para para as eleições, neste caso, as municipais de 2024. Apesar de liderar as intenções de voto, Kalil não pode se candidatar à prefeitura de BH. A lei estabelece que a chefia do Poder Executivo não pode ser ocupada pela mesma pessoa por mais de dois mandatos seguidos. Kalil foi prefeito de BH de 2016 a 2020, sendo reeleito. Não cumpriu todo o segundo mandato, porque renunciou para se candidatar ao estado de Minas Gerais.
“O presidente da República, os governadores de estado e do Distrito Federal, os prefeitos e quem os houver sucedido ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subsequente”, diz o artigo 14 da Constituição Federal.
Além de Kalil e Nikolas, seguem na preferência dos belo-horizontinos:
- o atual prefeito Fuad Noman (PSD-MG) com 1,2% das intenções de voto;- Carlos Viana (Podemos-MG), com 0,9%;
- Bruno Engler (PL-MG), Duda Salabert (PDT-MG) e vereador Gabriel (sem partido), com 0,2%. Quem também aparece na estimulada é o jornalista Eduardo Costa (Cidadania-MG), que foi cotado para ser candidato a vice-governador da chapa de Romeu Zema (Novo-MG) em 2022. O apresentador tem 0,1% de intenções de voto, assim como o deputado federal Newton Cardoso Jr (MDB-MG).
Outros cenários
Na pesquisa estimulada, o primeiro cenário mostra a preferência dos belo-horizontinos pelo senador Carlos Viana, com 23,8% das intenções de voto. Em segundo lugar, o deputado Nikolas Ferreira tem 20,7%. Duda Salabert ocupa o terceiro lugar com 10,5%.No segundo cenário, Carlos Viana também lidera com 24%. Eduardo Costa, em segundo lugar, tem 13,1%. Em terceiro lugar, Duda Salabert tem os mesmos 10,5% do primeiro cenário.
No terceiro cenário, Carlos Viana continua em primeiro lugar, com 29,1%. Duda Salabert assume o segundo lugar, com 11,6% e Bruno Engler fica com o terceiro lugar nas intenções de voto com 8,7%. A pesquisa abrange os eleitores do município de Belo Horizonte. Para a realização, foi utilizada uma amostra de 812 eleitores. O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais durante os dias 9 a 12 de março de 2023, sendo auditadas, no mínimo, 20,0% das entrevistas. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/22. O grau de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais.
Estadão