Clientes residenciais da Energisa perceberão uma redução de 0,46% nas tarifas de energia elétrica. O reajuste entra em vigor a partir do dia 28 de agosto. A medida aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é válida para consumidores de baixa tensão (tarifa B1). Já para a alta e média tensão, a exemplo da indústria, que possui uma tarifa diferenciada, haverá reajuste de + 3,49%.
O reajuste foi homologado pela Aneel nesta terça-feira (23).
Do total da fatura, geradoras e transmissoras ficam com 37%, e 36,5% são encargos e tributos. A correção tem como objetivo cobrir os custos referentes a compra de energia e da infraestrutura de transmissão, que leva energia para os estados. Além disso, garante a continuidade de investimentos na rede de distribuição da Energisa Paraíba. Na prática, a Energisa atua como arrecadadora para todo o setor elétrico.
"De cada R$ 10 pagos pelo cliente, R$ 2,65 ficam com a Energisa para investir em qualidade e expansão da rede. Para garantir agilidade e qualidade dos serviços para o cliente, é preciso comprar equipamentos, manter a infraestrutura e a frota em boas condições, além de pagar salários e a energia comprada", explica Bernardo Athayde, gerente corporativo de regulação econômica da Energisa.
T5/BlitzParaiba