Alta quantidade de chuva em 2024 contribuiu para a reversão do cenário. Temporada de pesca do camarão no local começa nesta quinta, com estimativa de retirada de 400 toneladas. Pescadores comemoram volta do camarão à Lagoa do Peixe, no RS
Depois de enfrentar anos seguidos de seca, a Lagoa do Peixe, localizada em um parque nacional entre os municípios de Tavares e Mostardas, a 222 km de Porto Alegre, recuperou o volume de água. A alta quantidade de chuva em 2024 contribuiu para a reversão do cenário. (Veja antes e depois abaixo)
???? Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A temporada de pesca do camarão começa nesta quinta-feira (9). A estimativa é de crescimento na produção, com a retirada de 400 toneladas do crustáceo até o fim do ano. No ápice da pesca, chegam a ser espalhadas na lagoa até 4 mil redes.
"Isso é um paraíso. Isso aí para nós é ouro. Tu vê que tá pintando uma baita de uma safra aí, que não tem perigo. Nós pegamos dois anos de lagoa seca, que foi uma tristeza", relembra o pescador Claudio Roberto Souza.
Registros da Lagoa do Peixe (RS) durante estiagem e após recuperar o volume de água
Reprodução/RBS TV
Os próprios pescadores ajudam o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a fiscalizar, para que a captura do camarão não se torne predatória. Só podem ser pescados camarão com tamanho acima de oito centímetros. As redes precisam ser fixadas com 50 metros de distância uma da outra. A área é monitorada permanentemente.
"O camarão voltou de uma forma mais expressiva que nos anos anteriores, após a seca. É incrível isso. É quase um milagre, realmente dá para se dizer isso", diz o gestor do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Riti Soares.
A lagoa possui 2 km de largura, 35 km de comprimento e profundidade média de 60 cm. O parque de 36,7 mil hectares protege aves ameaçadas de extinção, como as aves gavião-cinza, gaivota-de-rabo-preto, sanã-cinza e trinta-réis-real.
Arte mostra localização e dimensões do Parque Nacional da Lagoa do Peixe
Arte/RBS TV
Localização e história
O Parque Nacional da Lagoa do Peixe fica a 222 km de Porto Alegre. As principais formas de acesso ao local, a partir da Capital, são as rodovias ERS-040 e BR-101.
Por possuir ligação com o Oceano Atlântico, o corpo d'água é considerado uma laguna. O parque foi criado em 1986 com o objetivo de proteger as espécies de aves migratórias e as amostras dos ecossistemas litorâneos do Rio Grande do Sul.
Segundo o ICMBio, a área é considerada um berçário de espécies marinhas, como o camarão-rosa e a tainha. A lagoa também atrai variadas espécies de aves, encontrando farta alimentação no local.
No local, há quatro trilhas abertas para visitação. O endereço do parque é Praça Pref. Luis Martins, 30, em Mostardas.
Registros da Lagoa do Peixe (RS) durante estiagem e após recuperar o volume de água
Reprodução/RBS TV
Lagoa do Peixe recuperou o volume de água após enfrentar dois anos de estiagem
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Fonte: G1