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Qual o risco de choque com pássaros causar acidente aéreo?

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Por Jr Blitz 30/12/2024 às 10:07:44
Colisões com aves são um fenômeno frequente e representam uma séria ameaça à segurança das aeronaves. No último sábado (28), um acidente aéreo na Coreia do Sul deixou 179 mortos, tornando-se o mais fatal já registrado no país.

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No último sábado (28), um acidente aéreo na Coreia do Sul deixou 179 mortos, tornando-se o mais fatal já registrado no país.

Apenas dois sobreviventes foram encontrados: ambos são comissários de bordo e estavam na parte traseira do avião, a área mais intacta dos destroços.

O Boeing 737-800, operado pela Jeju Air, viajava de Bangkok, na Tailândia, para o Aeroporto Internacional de Muan. Após pousar, a aeronave derrapou da pista e colidiu contra uma parede, pouco depois das 9h no horário local de domingo (21h de sábado, no horário de Brasília).

A causa ainda não foi determinada e a investigação continua enquanto as autoridades analisam os destroços no local.

Avião explode após pousar e bater contra muro na Coreia do Sul

Avião pode ter sigo atingido por aves

Uma das hipóteses é que uma colisão com aves pode ter contribuído para o acidente aéreo.

Um funcionário do setor de transportes da Coreia do Sul disse que o avião estava tentando pousar, mas foi forçado a esperar depois que o controle de tráfego aéreo emitiu um aviso de colisão com pássaros — um alerta sobre o risco de atingi-los.

Cerca de dois minutos depois, o piloto emitiu um Mayday (código para emergência aérea) e o comando de tráfego aéreo deu permissão para o avião pousar na direção oposta, disse o funcionário.

Um vídeo parece mostrar o avião pousando sem usar suas rodas ou qualquer outro trem de pouso. Ele derrapou na pista e bateu em uma parede antes de explodir em chamas.

Uma testemunha disse à agência de notícias sul-coreana Yonhap que ouviu um "estrondo alto" seguido por uma "série de explosões".

Vídeos do acidente mostram o avião em chamas, com fumaça subindo para o céu.

O especialista em aviação Chris Kingswood, com mais de 40 anos de experiência e que já pilotou o mesmo modelo de aeronave envolvido no incidente, afirmou à BBC News que as imagens não deixam claro o que causou o acidente.

No entanto, ele destaca que o avião estava sem o trem de pouso e não estava utilizando as aletas (flaps) da maneira usual, o que sugere que "tudo aconteceu muito rapidamente".

Os flaps são dispositivos nas asas das aeronaves que ajudam a aumentar a sustentação durante a decolagem e o pouso, permitindo que o avião voe a uma velocidade mais baixa sem perder altitude.

"Normalmente, isso aconteceria se ambos os motores falhassem", explicou. "Uma aeronave comercial pode continuar voando de forma segura com um único motor funcionando."

Ele também mencionou que a altitude é um fator crucial caso uma colisão com aves danifique os dois motores, pois, em baixa altitude, os pilotos teriam que tomar "muitas decisões em um curto espaço de tempo".

Embora exista um sistema alternativo para operar o trem de pouso e as aletas caso os motores falhem, Kingswood afirmou que "se estivessem a uma altitude baixa, apenas alguns milhares de pés, eles precisariam se concentrar em manter o controle da aeronave e encontrar um local seguro para pousar".

A investigação sobre as causas do acidente ainda está em andamento, e a BBC não pode confirmar a razão exata da queda do avião.

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A investigação sobre as causas do acidente ainda está em andamento, e a BBC não pode confirmar a razão exata da queda do avião.

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Quão comuns são as colisões com pássaros?

Conforme explica a Organização de Aviação Civil Internacional, colisões com aves são um fenômeno frequente e representam uma séria ameaça à segurança das aeronaves.

Em modelos menores, esses incidentes podem provocar danos significativos à estrutura, enquanto todas as aeronaves, especialmente as equipadas com motores a jato, estão sujeitas à perda de potência causada pela ingestão de aves nas entradas de ar dos motores. Esse tipo de ocorrência já resultou em diversos acidentes fatais.

Embora possam acontecer em qualquer fase do voo, as colisões ocorrem com maior frequência durante a decolagem, subida inicial, aproximação e pouso, momentos em que a concentração de aves em altitudes mais baixas é maior.

Além disso, como a maioria das aves voa principalmente durante o dia, esses eventos se dão, em sua maioria, sob luz natural. Dados da organização indicam que aproximadamente 90% das colisões ocorrem nas proximidades de aeroportos.

Um levantamento do Australian Aviation Wildlife Hazard Group aponta que, desde 1988, foram registradas 262 fatalidades devido a colisões com aves em todo o mundo e 250 aeronaves destruídas.

Como as colisões podem prejudicar as aeronaves

Segundo as autoridades da Organização de Aviação Civil Internacional, colisões com aves podem resultar em incidentes graves durante o voo.

Em alguns casos, uma aeronave pode sofrer danos significativos em seus motores ao atingir um grupo de aves logo após a decolagem, obrigando o piloto a retornar para um pouso de emergência. Também é possível que, ao tentar abortar a decolagem, a aeronave ultrapasse os limites da pista, causando danos consideráveis.

Em situações mais críticas, uma ave pode quebrar o para-brisa de uma aeronave leve, atingindo o piloto e fazendo com que ele perca temporariamente o controle, o que obriga a realizar um pouso forçado.

Em outros casos, o impacto de aves maiores, como abutres, pode causar danos estruturais graves à aeronave, levando à perda de controle e, em última instância, ao acidente.

É possível evitar acidentes?

Não há uma medida única que garanta a proteção das aeronaves, mas algumas medidas podem aumentar a segurança.

Como a maioria das colisões com aves ocorre nas primeiras horas da manhã ou ao entardecer, quando as aves estão mais ativas, os pilotos são treinados para ficar atentos nesses períodos críticos.

Radares podem ser usados para detectar grupos de aves, embora essa tecnologia seja baseada em solo e não esteja disponível globalmente, limitando sua utilização em algumas regiões.

De acordo com um artigo do site The Conversation, fabricantes de motores de aeronaves testam sua resistência a colisões com aves, já que um impacto pode causar danos severos às lâminas da turbina, resultando na falha do motor. Para esses testes, é disparada uma galinha morta a alta velocidade contra o motor, enquanto ele opera a plena potência.

Circular da Autoridade de Segurança da Aviação Civil da Austrália sobre o gerenciamento de riscos com animais selvagens orienta os aeroportos sobre as medidas para manter aves e outros animais afastados das áreas próximas às pistas.

Uma técnica utilizada é o uso de pequenas explosões de gás, que imitam o som de uma espingarda para afastar as aves. Em locais com alta concentração de aves, os aeroportos também podem cultivar espécies de grama e plantas que não atraem esses animais.

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Fonte: G1

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