26/12/2024 +55 (83) 988111301

Cidades

portal

Mais de 130 moreias são encontradas mortas em praias de João Pessoa

.

Por Jr Blitz 26/12/2024 às 14:11:46
Pelo menos 139 animais foram recolhidos; amostras foram enviadas para análise para determinar a causa das mortes. Peixes mortos na orla de João Pessoa

Mais de 130 peixes da espécie moreia foram encontrados mortos por moradores em praias de João Pessoa, na manhã desta quinta-feira (26). As moreias foram avistadas nas praias dos bairros como Jardim Oceania, Bessa, Manaíra, Tambaú e Cabo Branco.

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur) recolheu 139 moreias e continua recolhendo as que estão sendo trazidos pelo mar. Os animais foram enviados para a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) para análise.

Mais de 139 moreias são encontradas mortas em praias de João Pessoa

TV Cabo Branco/reprodução

Em nota, a Sudema informou que equipes foram enviadas aos pontos da ocorrência para averiguar as condições de cada local e para coletar amostras de água e dos peixes encontrados nas praias.

Os animais serão submetidos a análise em laboratório para serem identificadas as espécies e as possíveis causas das mortes.

Moreias vivem nos corais

O pesquisador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenador do Instituto Peixes da Caatinga, Telton Ramos, comentou que as moreias são peixes que vivem em tocas dentro dos corais e permanecem nesses habitats.

Telton destaca que a aparição das moreias pode ter ocorrido por diversos fatores:

"Alguma poluição pode atingir esses peixes, algum patógeno causado por poluição. Mas pode ser causas naturais. Pode haver uma mudança de temperatura, como pode ser também mudanças na salinidade, causando a morte desses animais".

Além disso, Telton destaca que é preciso coletar alguns exemplares dessas moreias para ser feita uma biópsia, além de fazer mergulhos no local para verificar os corais, a temperatura da água e sua salinidade.

Moreias encontradas mortas serão submetidos a análise em laboratório para serem identificadas as espécies e as possíveis causas das mortes

TV Cabo Branco/reprodução

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários