Dezesseis mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão são cumpridos em São Paulo e no Pará na manhã desta quarta-feira (11). Documentos falsos e cartões apreendidos em operação contra esquema de falsificação de documentos
Divulgação/MPSP
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) deflagrou na manhã desta quarta-feira (11) uma operação contra um esquema de falsificação de documentos usados por facções criminosas, foragidos da Justiça, condenados e estelionatários.
Segundo a investigação, a partir de carteiras de identidade emitidas em outros estados, os criminosos conseguiam obter documento falsos, por exemplo, por meio da emissão fraudulenta de CNH, título de eleitor, habilitação de arrais amador (habilitação náutica) e até a constituição de empresas.
? Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
A Operação Renascidos busca cumprir mandados de prisão em aberto de foragidos antigos da Justiça e confirmar o uso recorrente das identidades falsas.
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar, cumpre 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão.
As cidades paulistas alvos da operação são: São Paulo, Itaquaquecetuba, Osasco, Santos, Sumaré, São José dos Campos, Guarujá, Araçatuba e Santo André, além de Belém, São Francisco do Pará e Breu Branco, no Pará.
Até a última atualização da reportagem, um homem havia sido preso no bairro Vila Andrade, na Zona Sul da capital paulista. Documentos falsos e cartões de crédito também foram apreendidos.