07/01/2025 +55 (83) 988111301

Mundo

portal

Irlanda vai às urnas em pleito com o ex-braço político do IRA na disputa por governar pela 1ª vez

.

Por Jr Blitz 29/11/2024 às 09:51:25
Sinn Fein, herdeiro político do grupo paramilitar que lutou contra britânicos, aparece empatado com Fine Gael, sigla que fazia parte do governo. Custo alto de vida e imigração marcaram campanha, em que vídeo de candidato favorito destratando eleitora se tornou viral. A presidente do partido Sinn Fein, Mary Lou McDonald, caminha em Dublin no último dia de campanha antes das eleições no país, em 28 de novembro de 2024.

Clodagh Kilcoyne/ Reuters

Os irlandeses começaram a votar nesta sexta-feira (29) nas eleições legislativas do país que definirão também o próximo governo da Irlanda. Após uma campanha marcada pelo alto custo de vida e por um vídeo que pode derrubar o atual premiê e candidado favorito, as pesquisas indicam uma situação de empate técnico entre os três principais partidos.

Um deles é o Sinn Fein, ex-braço político do IRA, grupo paramilitar que lutou contra os britânicos na Irlanda do Norte até o acordo de paz de 1998. A sigla nunca governou a República da Irlanda, país de 5,4 milhões de habitantes e que, ao contrário do Reino Unido, ainda faz parte da União Europeia.

? Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

A última pesquisa de intenção de voto, divulgada na quarta-feira (27), mostrou o Sinn Fein com 20% das intenções de voto, empatado com o Fine Gael, de centro-direita. O também centro-direitista Fianna Fail, que governa atualmente o país, aparece ligeiramente à frente, com 22% das intenções de voto.

Os eleitores começaram a votar às 07h desta sexta no horário local (04h pelo horário de Brasília) para definir os 174 deputados da Dail, a Câmara Baixa do Parlamento. A votação prosseguirá até às 22h (19h de Brasília), quando serão publicadas as pesquisas de boca de urna.

A apuração dos votos, no entanto, começará na manhã de sábado (1º), mas pode demorar vários dias devido ao sistema eleitoral complexo na Irlanda.

Video

Um vídeo no qual o atual primeiro-ministro do país deixa uma eleitora falando sozinha se tornou viral nas redes sociais e agitou a campanha — já tensionada por debates sobre o alto custo de vivendas e do custo de vida em geral no país, que gerou uma série de protestos.

As imagens registraram o momento em que o atual primeiro-ministro do país, Simon Harris, que tenta a reeleição, fazia campanha em um supermercado quando encontra uma eleitora.

A mulher, uma enfermeira especializada em pacientes com deficiências, pede para fazer uma pergunta para Harris, e ele volta para escutar. Quase chorando, ela se queixa então de que sua classe trabalhadora foi ignorada pelo governo de Harris e que nunca ouve orçamento para ajustes salariais.

O premiê nega ter ignorado os trabalhadores, discute com a enfermeira e, no final, a deixa falando sozinha (veja abaixo).

Ele chegou a pedir desculpas após as imagens se tornarem virais, mas jornalistas do país avaliaram que o vídeo pode ter um impacto direto no resultado eleitoral — o partido do premiê, o Sinn Fein, teve queda nas últimas pesquisas de intenção de voto realizadas após o vídeo.

Fianna Fail e Fine Gael se sucederam no poder desde a independência do país do Reino Unido, em 1921. Naseleições de 2020, o Sinn Fein foi o mais votado, mas as siglas centro-direitistas conseguiram formar governo fazendo uma coalizão com o Partido Verde e garantindo, assim, maioria no Parlamento necessária para governar o país.

Durante a campanha deste ano, os dirigentes do Fianna Fail e Fine Gael descartaram a possibilidade de coalizão com o Sinn Fein, o que reduz as possibilidades de o partido integrar o governo.

Manifestantes queimam ônibus em Dublin, na Irlanda

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários