Ainda nesta quarta, está prevista participação do ministro Ernesto Araújo para falar sobre a atuação e os esforços da chancelaria brasileira em prol da obtenção de vacinas contra a covid-19 A comissão temporária que acompanha as ações contra a covid-19 no Senado promove na quinta-feira uma audiência pública com o ministro da Economia, Paulo Guedes. O objetivo é debater o Plano Nacional de Imunização (PNI) e o cumprimento de seus prazos, bem como a situação fiscal do país. A reunião será remota e terá início às 10h.
O colegiado é composto por seis senadores titulares e seis senadores suplentes. Seu presidente é o senador Confúcio Moura (MDB-RO); o relator é o senador Wellington Fagundes (PL-MT). Esse grupo substituiu a comissão mista (composta por senadores e deputados federais) que funcionou até 31 de dezembro de 2020.
Hoje, o Senado ouve o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. O objetivo é que ele preste esclarecimentos sobre a atuação e os esforços da chancelaria brasileira em prol da obtenção de vacinas contra a covid-19. Araújo entrou na mira dos parlamentares depois que o governo Jair Bolsonaro decidiu substituir Eduardo Pazuello por Marcelo Queiroga no Ministério da Saúde.
A relação entre os congressistas e Ernesto Araújo está desgastada há algum tempo. Parte dos senadores culpa Ernesto Araújo pela letargia do governo brasileiro nas negociações com outros países, como a China. Um dos mais críticos ao ministro é o senador Ciro Nogueira (PP-PI), líder do bloco conhecido como Centrão. Na última semana, a senadora Kátia Abreu (PP-TO), aliada de Nogueira, anunciou uma moção de apelo à comunidade internacional por mais vacinas para o Brasil, uma forma desgastar o ministro.