Especialista explica qual a melhor estratégia para garantir um bom desempenho ao final do exame. Provas do dia 10 serão de matemática e ciências da natureza. Caderno de provas Enem
Reprodução
Fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 no domingo (3) e acha que não foi bem nessa primeira etapa? Não desanime e mantenha o foco, pois no próximo domingo (10) é a vez das provas de matemática e ciências da natureza.
Segundo especialista ouvido pelo g1, o melhor é manter a calma, até porque não tem como saber o resultado da prova apenas pela quantidade de respostas certas. Isso se deve ao modelo de correção usado no Enem.
Chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI), o método busca priorizar a coerência no desempenho dos candidatos. A nota não é simplesmente a soma do número absoluto de acertos.
"Mais do que contar quantas questões um aluno acertou ou errou, o Enem considera também quais questões o aluno errou ou acertou", explica Paulo Rogerio Andrade, responsável pelo programa de socioemocional do grupo Raiz Educação.
g1 fez a correção ao vivo das questões e tem gabarito extraoficial; veja cobertura
Por esse modelo, são atribuídas pontuações diferentes às questões da prova dependendo do seu nível de dificuldade.
Por esse motivo, Andrade defende que é necessário manter a concentração e o ritmo de estudos.
Mantenha um ritmo regrado de estudos, atacando os seus principais pontos de melhoria —revisando onde tem mais dúvidas e se sente inseguro — fazendo questões antigas.
O especialista que reforça que o foco deve estar no resultado total, que só será conhecido após o segundo dia de provas e com a divulgação das notas.
Descansar faz bem
Outra coisa importante antes da última etapa é tirar um tempo para relaxar. É necessário que o aluno descanse e faça algo prazeroso para driblar a ansiedade.
Algumas das orientações incluem:
se afastar das redes sociais;
evitar comentários de outros candidatos sobre o primeiro dia de prova;
fugir de qualquer tipo de conflito;
ficar com pessoas que o deixem feliz e confortável;
fazer atividades físicas leves;
comer alimentos da sua dieta habitual; e
acessar conteúdos diferentes dos aferidos no exame.
Fonte: G1