A Rede Globo divulga hoje (27) a noite, a primeira pesquisa para prefeito de João Pessoa desde o início oficial da campanha para as Eleições 2024. A pesquisa, contratada pela Rede Paraíba de Comunicação, será divulgada no JPB2, a partir das 19h10 desta terça-feira.
Em uma pesquisa realizada no mes de julho, o ex-ministro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece atrás do atual prefeito da capital paraibana, Cícero Lucena (PP), em uma distância de oito portos percentuais.
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A pesquisa deve mostrar as intenções de voto para a prefeitura de João Pessoa, rejeição dos candidatos aos cargos majoritários e aprovação/rejeição da atual gestão. Com cenários espontâneos e estimulados.
Também serão abordados e são fundamentais para os estrategistas das campanhas são as intenções por faixa etária, grau de escolaridade e faixa de renda, além de religião.
Os dados também serão divulgados pelo Jornal da Paraíba, g1 Paraíba e CBN Paraíba, com análises e opiniões do time de política da Rede Paraíba de Comunicação.
TSE definiu regras para pesquisas nas Eleições 2024
No último dia 1° de março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou uma série de 12 resoluções que definiram quais serão as regras para o pleito deste ano. Entre essas determinações, está a Resolução TSE n° 23.727/2024, que trata das pesquisas eleitorais. O texto altera trechos da Resolução TSE n° 23.600/2019, que disciplina o assunto.
As empresas devem registrar no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), até cinco dias antes da divulgação, as pesquisas de opinião pública realizadas. O registro e a complementação de informações no PesqEle poderão ser efetivados a qualquer hora do dia, independentemente do horário de expediente da Justiça Eleitoral.
O registro deverá apresentar informações sobre quem contratou a pesquisa e quem pagou – com os respectivos números no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) – o valor e a origem dos recursos, a metodologia utilizada e o período de realização do levantamento.
Além disso, outros dados necessários são: o plano amostral; a ponderação quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; o nível de confiança e a margem de erro da pesquisa; o questionário completo aplicado; e o nome do profissional estatístico responsável pela pesquisa.
A partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada e até o dia seguinte, a empresa ou o instituto deverá enviar o relatório completo com os resultados
A Justiça Eleitoral não realiza nenhum controle prévio sobre o resultado das pesquisas, nem gerencia ou cuida da divulgação. Pesquisas realizadas em data anterior ao dia das eleições poderão ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia das eleições, desde que respeitado o prazo de cinco dias definido na resolução.
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