À Rede Amazônica, eles afirmaram estarem apreensivos pelos próximos dias, devido a situação que assola municípios do estado gaúcho. Vista de drone mostra barco com voluntários em busca de pessoas isoladas em casas no bairro de Mathias Velho, em Canoas (RS)
AMANDA PEROBELLI/REUTERS via BBC
Amazonenses que vivem no Rio Grande do Sul compartilharam como está sendo a rotina após as enchentes que atingiram o estado gaúcho nas últimas semanas. À Rede Amazônica, eles relataram nesta nesta quarta-feira (8) sobre os problemas de falta de água, energia e apreensão para os próximos dias.
Campanhas em Manaus arrecadam doações para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul; veja como ajudar
Manaus monta operação de ajuda humanitária e deve enviar 70 mil litros de água potável ao RS, diz prefeitura
Cerca de 1,5 mil kg de doações arrecadadas em Manaus são enviados para vítimas das enchentes em Canoas, no RS
A farmacêutica Lorena Lopes contou como tem sido enfrentar os prejuízos causados pelas cheias e o dia a dia em meio a tragédia que o Sul do Brasil vive. Ela aguardava uma visita da mãe neste mês de maio, mas o aeroporto de Porto Alegre está fechado devido ao cenário.
"A gente ficou sem água. Ainda estou sem água. A gente ficou sem energia por algumas horas, e a minha primeira reação foi um desespero. Não sabia como reagir, eu só ia para o trabalho, ficava lá, tentava ajudar da forma que eu podia. O que me conforta é que o nível dos rios tem baixado. Há uma previsão de chuva, pode elevar o nível dos rios, mas a previsão é que não chegue no nível que chegou", contou.
Já o professor Rafael Hoff, disse que há uma grande apreensão pelo que pode vir nos próximos dias, devido a previsão de chuvas na região.
"A apreensão é grande. Nós estamos em um compasso de espera. Soma-se a chuva de toda uma semana, mais o solo que já está encharcado, a água que está descendo da região metropolitana e na Lagoa dos Patos, nós temos um cenário realmente assustador. O clima aqui em Pelotas, no Rio Grande do Sul, é de apreensão. O que deve acontecer nos próximos dias?!", questionou.
Amazonenses que vivem no RS relatam falta de água, energia e apreensão para próximos dias
Campanha de arrecadação em Manaus
Órgãos e entidades situados em Manaus também estão arrecadando mantimentos para serem enviadas aos afetados pelas cheias no estado do Rio Grande do Sul. Confira:
Companhia Aérea Azul
Para ajudar a população afetada pelas enchentes, a companhia aérea Azul e a Azul Viagens, operadora de Turismo da companhia, estão promovendo, todos os dias, uma operação especial para receber e transportar doações ao estado. A empresa estabeleceu postos de arrecadação de mantimentos nos 160 aeroportos em que opera e nas 103 lojas da Azul Viagens distribuídas pelo Brasil, entre eles, o de Manaus.
Ministério Público do Amazonas
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por meio de seus membros, servidores e colaboradores, manifestou profundo pesar e passa a apoiar a campanha de solidariedade "SOS Rio Grande do Sul", iniciada pelo governo do Rio Grande do Sul, assegurando que a ajuda chegue aos que agora enfrentam o árduo processo de reconstrução.
Para colaborar, com qualquer quantia, basta copiar a chave PIX (CNPJ) 92958800000138 (Instituição: Banrisul).
Parceiros Brilhantes
Doações de valores podem ser feitas para a ONG Parceiros Brilhantes através da chave pix e-mail:
[email protected]. Todo o valor arrecadado ser destinado às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul.
A associação informou que preza com a honestidade e transparência, expondo o extrato bancário de tudo o que for arrecadado e destinado de doações.
Itens como água, alimentos não- perecíveis e leite em pó, que podem ser deixados em nosso ponto de coleta no endereço: rua Gabriel Gonçalves, 288, bairro Aleixo, das 08h as 17h, até o dia 10 de maio.
Segundo a organização, tudo o que for arrecadado será levado até a cia aérea azul para destinação dos itens.
Cerca de 1,5 mil kg de doações arrecadadas em Manaus são enviados para o Rio Grande do Sul
Projeto Verônica
O grupo de amparo Projeto Verônica está arrecadando itens como roupas de cama, mesa e banho, água mineral, fraldas descartáveis, itens de higiene pessoal, roupas e calçados, alimentos não perecíveis e ração para pets, para serem enviadas para o estado.
Os pontos de arrecadação são:
Terço Jovem
Segunda, a partir das 19h45 na Paróquia N. Sra de Nazaré
Dress Up
Das 10h às 17h, Av. Perimetral, 10 - Parque 10
Japurá Pneus
Das 08h às 17h, em todas as unidades.
Educac Brasil
Rua Terezina, 567. Bairro Adrianópolis. Dentro do Colégio Ida Nelson, Sala 02. - 08:30 às 20:30
Academia Spazio
05:30 às 22h, bairro Dom Pedro
São Lucas Tintas
Rua Benjamin Constant, N4 - Petrópolis - Manaus/ AM, Segunda à sexta 8 às 17h / Sábado 8 às 12h
Abrigo FAIC
Av. Ajuricaba, 666 - Cachoeirinha - 08 às 17h
Escola de Direito - UEA
Av. Maior Gabriel n°767. Centro
Fest Comercial
A Fest Comercial também está recebendo doações de itens como roupas de cama, mesa e banho, água mineral, fraldas descartáveis, itens de higiene pessoal, roupas e calçados, alimentos não perecíveis e ração para pets.
As doações podem ser feitas na rua dos Andraras, 170, Centro de Manaus, até o dia 14 de maio. Os itens serão coletados e entregues no aeroporto, no guichê da companhia aérea Azul.
Idesam
O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável (Idesam) também é posto de coleta de itens para doação. A primeira leva sairá do instituto na terça-feira (7), às 14h, para o aeroporto de Manaus, onde serão entregues no guichê da Azul.
Fonte: G1