05/01/2025 +55 (83) 988111301

Manchetes

portal

Italiano e seu cão farejador caçam trufa branca que pode custar R$ 54 mil o quilo; veja VÍDEO

Fungo tem sabor forte e é muito usado na alta gastronomia.

Por Jr Blitz 12/04/2024 às 12:57:56

Foto: G1 - Globo.com

Fungo tem sabor forte e é muito usado na alta gastronomia. Na Itália, alguns caçadores usam veneno para matar os cães farejadores de seus concorrentes. Por isso, os locais onde as trufas são encontradas permanecem em segredo. Trufa: o ouro branco italiano

O italiano Michele Filosi e seu cão, Argo, são caçadores de um fungo raro e muito valioso: a trufa branca italiana, que pode custar R$ 54 mil o quilo (veja detalhes no vídeo acima).

Além de ser um amigo fiel para Filosi, Argo é fundamental para encontrar as trufas, que ficam escondidas debaixo da terra.

Com sua habilidade apurada, ele as encontra com facilidade e contribui para evitar danos durante a busca. Se for danificada, a trufa pode perder até metade de seu valor no mercado.

Na Itália, alguns caçadores usam veneno para matar os cães farejadores de seus concorrentes. Por isso, os locais exatos onde as trufas são achadas permanecem em segredo.

Filosi vende parte das trufas que encontra, o restante vai para o restaurante de seu irmão. Nem mesmo a família sabe onde ele e seu cão encontram o alimento.

????O que é trufa branca?

A trufa branca é rara e cara porque é difícil de achar, além de aparecer em alguns poucos países do mundo, entre eles, a Itália. Elas ficam escondidas debaixo da terra e são caçadas por profissionais, sempre com ajuda de cães farejadores.

Este tipo de trufa é conhecido por seu aroma intenso e forte sabor. É um ingrediente muito usado na alta gastronomia e é frequentemente faz parte de pratos de massas e risotos.

Leia também:

Por que preço do leite desabou, mas queijo e manteiga continuam caros?

De onde vem a tapioca, o acarajé e a feijoada? Teste seus conhecimentos no quiz

Livro mostra mais de 100 receitas com pinhão: tem farofa, estrogonofes, pudins e bolos

Veja a série de vídeos do "De onde vem o que eu como":

De onde vem o que eu como: baunilha

De onde vem o Maracujá

De onde vem o que eu como: flores comestíveis

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários