Relação diplomática entre os dois países vive crise após troca de acusações envolvendo assassinato. Segundo o 'Financial Times', Canadá tem até 10 de outubro para repatriar servidores. Trudeau (à esq.) e Modi tiveram um encontro tenso em Nova Déli recentemente
BBC
A Índia pediu para que o Canadá retire cerca de 40 diplomatas que trabalham no país, informou o jornal "Financial Times" nesta terça-feira (3). O pedido representa uma escalada na crise diplomática entre os dois países após uma troca de acusações envolvendo um assassinato.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com o jornal, a Índia deu o prazo de 10 de outubro para que o Canadá faça a repatriação dos diplomatas que estão no país asiático. Servidores que permanecerem na Índia após essa data podem perder a imunidade diplomática.
Ainda segundo a reportagem, existem mais diplomatas do Canadá na Índia do que o contrário. Um dos objetivos do governo indiano em determinar a repatriação de canadenses seria equiparar o número de profissionais da área nos dois países.
A crise diplomática entre Índia e Canadá ganhou força no dia 18 de setembro, quando o governo canadense afirmou que fontes confiáveis asseguraram que agentes do governo indiano estavam ligados ao assassinato de um líder da minoria religiosa sikh.
O líder em questão seria Hardeep Singh Nijjar, que foi morto em junho no Canadá. Ele era conhecido por ser um separatista que defendia a criação de um Estado chamado Khalistão. Nijjar chegou a ser rotulado pela Índia como "terrorista".
À época, o primeiro-ministro Justin Trudeau afirmou que o envolvimento de um governo estrangeiro em um assassinato em território canadense é "uma violação inaceitável" da soberania.
A investigação do governo canadense levou o país a expulsar o diplomata sênior da Índia.
A Índia, por sua vez, rebateu as acusações e negou o envolvimento no assassinato. O governo indiano também revidou a medida adotada pelo Canadá, expulsando um diplomata sênior canadense do país.
Segundo o governo indiano, essa decisão representa a crescente preocupação em relação à interferência de diplomatas canadenses em assuntos internos do país.
Geralmente, a expulsão de um diplomata expõe crises nas relações diplomáticas entre dois países e representa o descontentamento recíproco entre os governos.
Morte, visto suspenso e Khalistão: entenda a disputa entre Índia e Canadá
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Fonte: G1