Escavações possibilitam reconstituição do primeiro cemitério romano completo neste território palestino. Arqueólogo escava esqueleto humano em cemitério do Império Romano na Faixa de Gaza
Mahmud Hams/AFP
Quatro tumbas romanas de 2.000 anos foram descobertas no norte da Faixa de Gaza, confirmou um arqueólogo à AFP neste sábado (23), possibilitando assim a reconstituição do primeiro cemitério romano completo neste território palestino.
"Com a descoberta destas quatro, o número total de tumbas neste cemitério romano - que data do período entre o século I a.C. e o século II d.C. - agora sobe para 134", afirmou Fadel Al-Otol.
De acordo com este arqueólogo palestino, trata-se da "primeira necrópole romana completa" descoberta em Gaza.
Também foram encontrados fragmentos de cerâmica e peças metálicas utilizadas em rituais funerários.
O cemitério abriga túmulos com a estrutura piramidal. No interior, a equipe de técnicos que trabalha com o arqueólogo realiza restaurações com ferramentas rudimentares.
"Dois caixões de chumbo, um decorado com cachos de uvas e outro com golfinhos nadando, foram descobertos recentemente no local", conta Fadel.
As escavações e restaurações são financiadas pelo Fundo de Proteção à Cultura do British Council.
A Faixa de Gaza faz fronteira com Israel e o Egito. Controlada pelo movimento islâmico palestino Hamas, está sujeita a um bloqueio israelense há mais de 15 anos.
Arqueólogo escava esqueleto humano em cemitério do Império Romano na Faixa de Gaza
Mahmud Hams/AFP
Fonte: G1