Após avaliar a crescente demanda por leitos devido à síndromes gripais infantis, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) está ampliando o número de leitos na rede pediátrica da Paraíba. Inicialmente, foram ampliados 77 leitos na rede de referência estadual.
A estimativa do aumento nos casos das síndromes gripais vai até o fim de junho. A estratégia da SES é a expansão do número de leitos pediátricos de 205 para 282, abrangendo regiões de saúde paraibanos. Os novos leitos são de enfermaria e UTI e foram distribuídos nas unidades de: Complexo Hospitalar Arlinda Marques, Hospital Distrital de Solânea, Hospital Infantil Noaldo Leite, UPA de Cajazeiras e Hospitais Regionais de Sousa, Piancó, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Picuí e Mamanguape.
Vacinação
De acordo com a SES, a cobertura vacinal contra a gripe está insatisfatória na Paraíba,em decorrência da baixa procura pela vacina nos postos de saúde. Dos 223 municípios paraibanos, 52 não registraram aplicação de doses contra influenza na população infantil e, até 19 de abril, foram registrados dois óbitos pela doença na Paraíba em crianças menores de seis anos.
Fonte: T5/BlitzParaiba