Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

G1 - Geral

Boate Kiss: série do Globoplay dirigida por Marcelo Canellas relembra tragédia dez anos depois


'História de amor de pais e mães, a partir do compromisso que eles assumiram com seus filhos de lutar por justiça', diz o jornalista. Saiba mais. Globoplay lança série documental sobre os 10 anos da tragédia da Boate Kiss

Dia 27 de janeiro de 2013, uma madrugada que o Brasil nunca esqueceu. Dez anos depois, um dos momentos mais tristes da nossa história recente é relembrado na série documental "Boate Kiss - A Tragédia de Santa Maria", que estreou esta semana no Globoplay.

A direção é do jornalista Marcelo Canellas. Ele passou a infância e a juventude em Santa Maria. Na série, sobreviventes relembram em detalhes o horror daquela noite.

“As janelas fechadas, os extintores que não funcionavam, a falta de iluminação, a falta de treinamento adequado dos seguranças da boate. A espuma. Degraus dentro da boate. A falta de sinalização indicando rotas de saída”, diz o delegado que cuida do caso.

MEMÓRIA GLOBO: Incêndio da boate Kiss

VÍDEOS: veja tudo sobre os 10 anos do incêndio da boate Kiss

Veja o perfil das vítimas da tragédia em boate de Santa Maria

Boate Kiss: árvore plantada para marcar um ano da tragédia dá frutos em Santa Maria

Veja tudo sobre a Boate Kiss

A equipe, em parceria com a TV Ovo, um coletivo audiovisual de Santa Maria, gravou mais de 1,3 mil horas de entrevistas. Canellas ainda viajou à Argentina para recontar outra história trágica, muito semelhante à da Kiss: o incêndio na boate Cromañón.

"É praticamente um manual do que aconteceria em Santa Maria nove anos depois. Argentina, 194 mortos. E em Santa Maria, 242 mortos. A gente reconstituiu passo a passo dos erros que levaram a essa catástrofe, tendo o julgamento como pano de fundo", diz Canellas.

Marcelo Canellas e equipe gravam em frente ao local onde funcionava a Boate Kiss

Divulgação/Globo

A série também mostra os embates entre a acusação e os defensores dos réus. Os cinco episódios, com roteiro de Fernando Rinco e Gabriel Mitani, já estão disponíveis no Globoplay.

"Esse documentário, no fundo, é uma grande história de amor. Amor de pais e mães, a partir do compromisso que eles assumiram com 242 garotos, seus filhos de lutar por justiça, né? E, apesar do cansaço, não há sinal de que eles vão desistir de lutar por justiça", diz Marcelo Canellas.

Veja todos os detalhes das gravações na reportagem em vídeo acima.

Ouça os podcasts do Fantástico:

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!