04/01/2025 +55 (83) 988111301

Manchetes

portal

Violência no Paraná: retrospectiva do g1 resgata crimes de grande repercussão em 2022

Por Jr Blitz 29/12/2022 às 06:06:21
De crimes contra vida a crimes contra o patrimônio, o ano de 2022 foi marcado por investigações e flagrantes que repercutiram entre os paranaenses. Retrospectiva: crimes de maior repercussão no Paraná

Reprodução

Em 2022 o Paraná foi espaço para diferentes crimes que geraram comoção e atingiram repercussão nacional.

Entre uma reportagem e outra noticiada pelo g1, alguns crimes ganharam maior destaque, seja pela forma que foram cometidos, ou pelas histórias de vida das vítimas. Relembre alguns deles.

Tesoureiro do PT é morto a tiros durante comemoração de aniversário

No mês de julho, o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) Marcelo Arruda foi assassinado pelo policial penal federal e apoiador de Bolsonaro Jorge Guaranho. O crime aconteceu durante a festa de aniversário de 50 anos de Marcelo, em Foz do Iguaçu.

O que se sabe sobre o assassinato de petista por apoiador de Bolsonaro no PR

'Sheik dos Bitcoins': suspeito é investigado por fraudes milionárias

Francisley Valdevino da Silva, conhecido como "Sheik dos Bitcoins", se tornou alvo de investigações internacionais por liderar um suposto esquema de fraudes milionárias envolvendo o mercado de criptomoeda. Tendo entre as vítimas celebridades como Sasha Meneghel, o suspeito ostentava uma brasileiros são presos na Tailândia e investigados por tráfico internacional de drogasvida de luxo nas redes sociais.

'Sheik dos Bitcoins': empresário alvo de operação da PF ostentava vida de luxo

Brasileiros são presos na Tailândia e investigados por tráfico internacional de drogas

O paranaense Jordi Vilsinski Beffa, de 23 anos, natural de Apucarana, foi preso por tráfico de drogas ao lado de outros dois brasileiros, no aeroporto de Bangkok, na Tailândia. Em uma das mensagens trocadas com amigos por áudio e texto, Beffa pediu que os amigos cuidassem da família dele, caso não conseguisse "voltar". O paranaense foi condenado a sete anos de prisão pela Justiça da Tailândia.

Brasileiro preso na Tailândia por tráfico de drogas manda áudio a amigos

Mega-assalto em Guarapuava

No dia 17 de abril, criminosos deram início a um mega-assalto em Guarapuava. Na ação, a quadrilha se dividiu em dois grupos para atacarem o 16°BPM e uma transportadora da cidade, com o objetivo de chegar até o cofre da empresa.

Civis foram usados de reféns e estradas foram bloqueadas durante a ação.

Vídeo mostra 'cordão humano' feito com reféns durante ataque à empresa em Guarapuava

Prefeito de Itaperuçu é atropelado durante comemoração

Em abril, o prefeito de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, Neneu Artigas (PDT), foi atropelado em uma lanchonete em que comemorava o título do Coritiba.

A vítima ficou por mais de vinte dias internado na UTI. De acordo com a Polícia Civil, o motorista da caminhonete que atropelou o servidor público era o empresário Carlos Eduardo da Rocha, de 39 anos.

Prefeito de Itaperuçu atropelado em briga de futebol deixa UTI

Motorista de aplicativo é encontrada morta dentro de porta-malas de carro

O corpo da motorista de aplicativo Michelle Chinol, de 39 anos, foi encontrado dentro do porta-malas do carro dela, em Curitiba, em fevereiro deste ano. A suspeita é de que o crime tenha sido cometido por questões financeiras envolvendo a vítimas e os suspeitos.

Carro é guinchado com corpo no porta-malas

Homem leva tiro na nuca e sobrevive sem sequelas graves

Um homem, de 24 anos, atingido com um tiro na nuca que saiu pela boca, sobreviveu sem sequelas graves. O caso aconteceu em Marialva, no norte do Paraná, e foi registrado por câmeras de segurança.

A partir das imagens é possível ver a vítima em frente a uma distribuidora de bebidas sendo surpreendida pelo atirador que chegou por trás do rapaz e fez o disparo. Depois de ser atingido, o homem correu até uma lanchonete para pedir socorro.

Homem leva tiro na nuca e sobrevive

Mulher morre após confusão dentro de biarticulado

Ainda em março, Samantha Mantovani Muniz foi morta após se envolver em uma discussão dentro de um ônibus que faz a linha Centenário/Campo Comprido, em Curitiba, no bairro Mossunguê.

Em registros feitos por outros passageiros, o suspeito havia dito que iria matar alguém um pouco antes de desferir um golpe de faca na vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Mulher é morta com golpe de faca dentro de ônibus de Curitiba

Jovem é morto a tiros durante briga de trânsito

Ailson Augusto Ortiz, de 22 anos, foi morto após uma briga de trânsito, em Cascavel, no oeste do estado. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que um carro e uma moto estacionam. Em seguida, os dois homens descem dos veículos e iniciam uma discussão. A gravação mostra ainda que um dos homens agride o outro com um tapa. Depois, o motorista saca uma arma de fogo e atira contra o motociclista.

Briga de trânsito termina com a morte de um homem, em Cascavel

PM mata ex-esposa e comete suicídio

Em setembro, o policial militar Dyegho Henrique Almeida da Silva matou a tiros a ex-esposa Franciele Cordeiro e Silva, dentro de um carro em Curitiba.

Após o crime, o suspeito se manteve ao lado do corpo, por onde ficou por quatro horas. Apesar das negociações com outros policiais, o PM cometeu suicídio.

PM mata ex-esposa e comete suícidio em Curitiba

Mulher é morta a tiros pelo ex-companheiro ao deixar crianças em escola

Suellen Rodrigues, de 29 anos, foi morta a tiros pelo ex-companheiro, o advogado criminalista e ex-policial Jaminus Quedaros de Aquino. O crime foi cometido na entrada de uma escola municipal de Curitiba quando a vítima deixava os dois filhos na aula. Ambas as crianças presenciaram o crime.

Mulher é morta em frente a escola de Curitiba; ela deixava crianças na aula, segundo polícia

Policial federal mata uma pessoa e fere outras três após briga em posto

Câmeras de segurança registraram o momento em que o policial federal Ronaldo Massuia disparou contra outros clientes de um posto de gasolina de Curitiba, após uma discussão. No incidente, uma pessoa foi morta e outras três ficaram feridas.

Tiroteio em posto de combustíveis mata uma pessoa e deixa feridos, em Curitiba

Policial mata oito pessoas da família e depois se mata

O policial militar Fabiano Júnior Garcia matou oito pessoas, sendo seis da família dele nas cidades de Toledo e Céu Azul. Após cometer os crimes, o PM tirou sua própria vida. Entre as vítimas estavam dois filhos do agente, uma filha, a esposa, a mãe dele, um irmão e outras duas pessoas desconhecidas que estavam na rua.

Policial militar mata seis familiares e outras duas pessoas no oeste do Paraná

Disputa por hectares termina em quatro mortes no sudoeste

Uma disputa judicial por uma área de 71 hectares resultou no confronto entre o comerciante Cláudio Silvestre e o agricultor Francisco Bini, em Bom Jesus do Sul. No tiroteio, Cláudio e a esposa dele Janaína foram mortos, assim como o filho de Francisco, Rafael, e o amigo Acelino Soares de Souza.

Polícia conclui inquérito de tiroteio no sudoeste do estado

Jovem é morta na frente da mãe

Sara de Jesus Chagas, de 19 anos, foi morta na frente da mãe enquanto caminhava em uma calçada em Maringá, no norte do Paraná.

A vítima tinha acabado de sair da rodoviária quando suspeitos encapuzados dispararam diversas vezes contra a jovem. De acordo com a PM, a jovem foi comprar uma passagem para sair da cidade após sofrer ameaças de morte.

Homem morre a facadas após briga em fila de drive-thru

Gabriel Gomes Baiça Neto, de 26 anos, foi morto a facadas após uma discussão registrada na fila de um drive-thru, em Cascavel. De acordo com a Polícia Civil, o motivo da briga teria sido "banal".

Vídeo mostra discussão em drive-thru no Paraná

Jovem é atropelado por ônibus após ser empurrado

Em maio, Guilherme Camargo, de 21 anos, foi atingido por um ônibus que transportava trabalhadores após ter sido empurrado em uma rua movimentada de Cascavel, no oeste do estado. Conforme a polícia, o suspeito pelo crime é Rodrigo Simão, 25 anos, que se apresentou à polícia três dias após o crime. A vítima chegou a ficar 32 dias internados, sendo 27 em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Jovem é atropelado por ônibus após ser empurrado em rua de Cascavel, diz PM

Avô é preso após matar neta de 14 anos que tentou defender a mãe

Em janeiro, uma adolescente de 14 anos foi morta a facadas pelo avô, após ela tentar defender a mãe durante uma discussão. O caso aconteceu em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O idoso de 62 anos foi preso pelo crime.

Avô mata neta a facadas em Ponta Grossa

Policial ambiental é flagrada ao abandonar cão em estrada

A policial ambiental Vanessa Soranzo foi considerada suspeita por abandonar um cachorro em Guarapuava.

Câmeras de segurança registraram o momento em que um carro branco parou em uma estrada rural, em frente a uma propriedade, e tirou o cachorro de dentro do veículo, fugindo em seguida.

O animal estava internado em uma clínica de reabilitação desde que foi resgatado pelo Canil Municipal, em outubro, mas acabou morrendo.

Policial ambiental é suspeita de abandonar cão no Paraná

Após ser presa por suspeita de roubo, mulher trans tem os cabelos raspados em penitenciária

Uma mulher trans foi presa suspeita de roubo no dia 4 de abril, em Arapongas, no norte do estado. Dias depois, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) ingressou no caso com uma ação para que a polícia investigasse a denuncia de que Eloá Santos teria tido os cabelos rapados em uma penitenciária logo após ser presa.

Polícia investiga homofobia após mulher trans ser presa e ter cabelos raspados

Mulher é resgatada após ser mantida em cárcere privado por 40 dias

Uma mulher de 30 anos foi resgatada depois de ser mantida por 40 dias em cárcere privado em Perobal, no noroeste do Paraná.

De acordo com a Polícia Militar (PM), ela foi encontrada dentro de uma casa com o suspeito que ela havia conhecido na igreja.

Durante o tempo mantida em cárcere, a mulher afirmou ter sido vítima de violência sexual e ameças.

Mulher é resgatada após 40 dias de cárcere privado

VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná

Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários