O
Google anunciou, nesta terça-feira (14/6), uma série de iniciativas para esclarecer dúvidas e
combater fake news durante as
eleições de 2022. A principal delas é um site, que será lançado no dia 16 de agosto – no início oficial da campanha eleitoral –, reunindo dados em tempo real sobre candidatos e partidos, além das principais perguntas sobre temas relacionados à disputa.
Outra iniciativa é um relatório do
Google Trends, que reúne as principais buscas realizadas no Brasil em relação a temas como
saúde, economia, segurança e política. O documento estará disponível em julho e tem como objetivo ajudar pesquisadores, gestores públicos e jornalistas sobre as preocupações da população nos últimos anos.
"Além disso, em parceria com o
Tribunal Superior Eleitoral, vamos oferecer um serviço via
Google Assistente para ajudar eleitores a encontrar seus locais de votação", anunciou Marco Túlio Pires, head de News Lab do Brasil, durante o evento
Google For Brasil, em São Paulo. Por fim, o Google vai oferecer dados e inteligência de busca para o primeiro debate presidencial de 2022, previsto para ser realizado pela Band em agosto. Paineis vão mostrar em
tempo real os temas com maior
interesse de busca nos candidatos
durante o debate.
Apoio do Google à diversidade
Além disso, foi revelada a lista de organizações não governamentais (ONGs) que vão dividir um investimento de R$ 1,5 milhão para desenvolver projetos que ampliem a
diversidade na política.
Foram selecionados os grupos
#VoteLGBT, I
nstituto Update,
Instituto Alziras,
Instituto Marielle Franco,
Instituto Vita Alere e
Safernet. Em comum, eles têm trabalhos de capacitação e apoio a indivíduos que querem se candidatar a cargos politicos e são de grupos sub-representados no Legislativo e no Executivo, como pessoas negras, indígenas e Lgbtqia+.
Fake news na mira
O Google também reforçou seu apoio ao
combate às fake news por meio de duas iniciativas. A primeira é o
Educamídia, do instituto Palavra Aberta, criado em 2019. Ele ajuda professores da rede pública, jovens e idosos acima de 60 anos a ler e interpretar criticamente informações que acessam na internet. Outro projeto que recebe apoio do Google é o
Comprova, uma
coalizão de 42 veículos de imprensa no Brasil – entre eles, o
Estado de Minas – e que investiga e checa informações suspeitas que circulam pela internet. Já foram feitas mais de
800 checagens desde 2018 e, agora, o grupo se prepara para se debruçar sobre as eleições deste ano.