Aposentada resolveu presentear o marido com a pedra preciosa. Segundo os administradores da reserva, esta foi a maior gema encontrada na área em mais de um ano. Diamante amarelo de 4,36 quilates é encontrado em parque estadual dos EUA, foto de 23 de setembro de 2021
Reprodução/Arkansas State Parks
Noreen Wredberg, uma aposentada da Califórnia encontrou uma pedra de diamante amarelo de 4,36 quilates em um parque do estado americano do Arkansas, informou a administração de parques nacionais dos Estados Unidos (veja na foto acima).
Quilate é uma unidade de medida usada para pesar pedras preciosas – diferente do ouro, onde o quilate é usado para descrever a pureza do metal. Cada um quilate equivale a 200 miligramas de material, o que significa que a gema encontrada por ela pesa cerca de 0,9 gramas.
Segundo os administradores da reserva, esta foi a maior pedra preciosa encontrada no Parque Estadual Crater of Diamonds em mais de um ano. Wredberg disse que a gema vai ser um presente para o seu companheiro de viagens, o marido com quem estava na hora da descoberta.
Aposentada mostra diamante amarelo encontrado em parque dos EUA em foto de 23 de setembro de 2021
Reprodução/Arkansas State Parks
O Parque Estadual Crater of Diamonds – que literalmente quer dizer cratera de diamantes, em português – é um destino turístico bastante conhecido na região por estas "surpresas".
Visitantes são autorizados a levar para casa as gemas encontradas durante o passeio, que passam por uma vistoria da administração do parque que atesta o valor das peças.
Stacy Hurs, do departamento de Parques, Herança e Turismo do Arkansas, disse em um comunicado que o Crater of Diamonds "é uma mina aberta".
“É uma experiência única e os visitantes criam memórias para toda a vida, quer encontrem ou não um diamante", disse a administradora. "Mas é claro que encontrar deixa a experiência melhor!"
Noreen Wredberg, da Califórnia, visitava o parque do estado americano do Arkansas com o marido em setembro de 2021 quando encontrou a joia
Reprodução/Arkansas State Parks
Wredberg chegou ao parque em 23 de setembro, e já começou a vasculhar a área em busca de pedras preciosas – mas foi por conta de uma dica do marido que puderam encontrar o diamante amarelo.
“Estava frio e ainda meio escuro de manhã", disse Michael ao site do parque estadual. "Então falei para Noreen que a gente tinha que ir buscar em uma área mais aberta e ensolarada, para nos aquecer."
E a sorte foi essa, conta o casal. Cerca de 40 minutos de buscas foram suficientes para ela encontrar a gema – brilhando – em cima da grama.
"Eu não sabia que era um diamante, mas estava brilhante e limpo, então eu peguei", disse a aposentada.
Gema de diamante amarelo encontrado em parque estadual dos EUA por uma aposentada
Reprodução/Arkansas State Parks
O marido de Wredberg levou a pedra para a administração do parque, onde um especialista fica de plantão para identificar e certificar os quilates descobertos.
Após examinar cuidadosamente o material, o superintendente do parque, Caleb Howell conta ter dito ao casal que eles haviam encontrado um diamante amarelo "muito grande".
“Quando eu vi sob o microscópio, pensei 'nossa que belo formato e cor'", disse o especialista. "O diamante da senhora Wredberg pesa mais que 4 quilates e tem o tamanho de uma jujuba."
O guia oficial do parque, Waymon Cox, disse ao site da instituição que muitos dos maiores diamantes do Crater of Diamonds estão à vista de todos, na superfície.
“A gente cavuca a área de buscas periodicamente, pra poder afofar o solo e promover uma erosão natural", explicou Cox. "E a terra não costuma ficar presa nos diamantes, por isso, eles ficam limpinhos e brilham quando há sol – assim fica fácil de achar até de longe."
Apenas neste ano, 258 diamantes foram encontrados por visitantes desta reserva estadual – o que da mais de 46 quilates no total, segundo estimativa do parque.
Fonte: G1