O presidente do PT em João Pessoa e pré-candidato a presidente estadual do partido, Marcus Túlio Campos, disse que o PT precisa de unidade na Paraíba para conquistar espaço na chapa majoritária governista para as Eleições 2026. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (23), Marcus Túlio disse que o próximo presidente estadual do partido terá essa pauta como uma de suas missões.
“Acho que, se o PT quiser alçar voos maiores, a gente precisa de unidade. Eu acho que esse tem que ser o grande mote desse processo de eleições diretas. A construção da unidade para que o PT possa disputar, por exemplo, vaga na chapa majoritária. “Esse vai ser o desafio da próxima direção eleita. Nós vamos, justamente, eleger uma direção para inserir o PT nesse debate, nessa disputa real”, declarou o presidente municipal e pré-candidato à presidente estadual do PT, como verificou o ClickPB.
Marcus Túlio diz que o PT não se prepara apenas para eleger o próximo presidente estadual na Paraíba, mas para que a nova direção possa atuar na defesa do Governo Lula e no combate a ‘fake news’.
“Eu, e o agrupamento que eu faço parte e decidiu colocar meu nome, entende que, nesse momento, o partido precisa colocar seus quadros mais experientes, seus melhores quadros políticos para fazer esse debate agora. Mas não só para o PED [Processo de Eleição Direta], mas também para fazer a defesa do Governo Lula, para fazer o combate a essas notícias falsas que saem todo santo dia na imprensa. A gente tem que aproveitar esse processo de eleições diretas para ocupar o debate na classe política, na mídia, para fazer a defesa desse projeto que, todo mundo sabe que o PT é um partido nacional, e o nosso grande projeto é reeleger Lula. Então se eu estou me colocando como pré-candidato a presidente do partido, isso tem que ser o projeto número um, a reeleição de Lula”, disse ele.
Quatro deputados do PT
Túlio ainda aposta que o PT na Paraíba pode eleger quatro deputados estaduais para a Assembleia Legislativa.
“A gente pensa em ampliar a bancada do PT, por exemplo, na Assembleia Legislativa. Hoje, pelos cálculos que a gente faz, o PT tem total de condições de eleger quatro deputados”, contabilizou.
Veneziano e João Azevêdo
O apresentador Luís Torres disse que o senador Veneziano Vital do Rêgo declarou, no Arapuan Verdade, que a candidatura dele à reeleição passa pela vontade do presidente Lula. Torres disse também que o governador João Azevêdo também relatou que sua candidatura ao Senado é um projeto para o Governo Lula.
Questionado se o PT apoiaria candidatura de Veneziano e João Azevêdo ao Senado, mesmo em chapas diferentes, por orientação do presidente Lula, Marcus Túlio lembrou que ninguém tem “procuração” para falar o que Lula quer.
“A gente tem que tomar muito cuidado com essa história de ‘Lula quer’ porque eu não vi ninguém chegar aqui com uma procuração assinada pelo presidente Lula, muito menos eu. O que eu tenho visto é um Governo do Estado alinhado com o Governo Federal, parceiro. Veneziano também é um aliado do Governo Lula. Agora, do ponto de vista político, não há nenhum diálogo cravado nesse momento, acerca de chapa para 2026, sobre qual delas o PT vai apoiar”, argumentou o Marcus Túlio.
Questionado se há dificuldade de Veneziano entrar em chapa com o PT, estando o senador junto a bolsonaristas, a exemplo de alguns nomes da oposição estadual, Marcus Túlio respondeu que sim.
“Não tenha dúvida. É inadmissível para nós estarmos do lado de quem vai defender a candidatura bolsonarista em 2026. Inclusive, eu estou colocando minha candidatura para fazer esse debate porque tem gente que, lá em Brasília, diz que é governo, tem cargo federal, e aqui vem fazer oposição”, apontou o presidente do PT em João Pessoa.
ClickPB