22/01/2025 +55 (83) 988111301

Mundo

portal

É #FAKE que vídeo que mostra tentativa de invasão de imigrantes nos EUA foi feito após posse de Trump; imagens são de 2023

.

Por Jr Blitz 22/01/2025 às 15:52:09
Presidente voltou ao cargo em cerimônia de 20 de janeiro de 2025. Na época da gravação, que mostra imigrantes tentando cruzar passagem pelo México, quem comandava a Casa Branca era Joe Biden. É #FAKE que vídeo de confusão com imigrantes na fronteira dos EUA ocorreu após posse de Trump

Reprodução

Circulam nas redes sociais publicações que, acompanhadas de um vídeo, dizem ter ocorrido uma recente tentativa de invasão de imigrantes pela fronteira do México com os Estados Unidos. É #FAKE.

selo fake

g1

O que diz a publicação enganosa

?? O vídeo – que aparece em posts no X, no Instagram e no Threads – voltou a viralizar após Donald Trump tomar posse de seu novo mandato como presidente dos Estados Unidos. Em um de seus primeiros decretos após assumir o comando da Casa Branca, em 20 de janeiro de 2025, ele declarou emergência na fronteira com o México.

?? Veja dois exemplos de legendas de publicações com data de 21 de janeiro de 2025 que descontextualizaram o original:

"Tempestade perfeita: mais de 1 mil migrantes se aproximam da fronteira dos EUA, após forçar o caminho do bloqueio mexicano..."

"?? #ULTIMAHORA | Pelo menos 1000 migrantes acabaram de ultrapassar a barreira @GN_MEXICO_ em Ciudad Juárez. Eles se dirigem ao posto de controle de El Paso Texas com o objetivo de entrar à força nos Estados Unidos porque o aplicativo CBP One estava fora de serviço."

?? As imagens mostram muitas pessoas, incluindo idosos e crianças de colo, tentando atravessar uma passagem ainda no lado mexicano da fronteira, enquanto estão rodeadas por guardas. Eles vestem um uniforme com a inscrição "Guarda Nacional", que exibe as cores e a bandeira do México.

?? Entre empurrões e gritos, a multidão de imigrantes insiste em atravessar a área de controle, enquanto agentes tentam contê-los. Na sequência, algumas pessoas conseguem furar o bloqueio e começam a correr em direção ao poste de controle americano que fica naquele ponto da fronteira.

Fato ou Fake: a checagem passo a passo

?? Primeiro, o Fato ou Fake usou o InVid, uma plataforma que permite fragmentar vídeos em vários frames (imagens estáticas). Na própria ferramenta, foi feita uma busca reversa de alguns desses cortes, para encontrar correspondências na internet e descobrir a origem do conteúdo.

?? Nessa busca reversa, o Yandex — site de pesquisa russo que funciona de forma similar ao Google — apontou que a mesma gravação apareceu em um post de maio de 2023 na rede social Odnoklassniki, popular na Rússia.

?? O vídeo tinha a marca d'água de uma conta do TikTok com posts relacionados à imigração na fronteira entre México e Estados Unidos.

?? Verificando esse mesmo perfil na rede social, o Fato ou Fake identificou o vídeo exato da confusão, compartilhado originalmente em 13 de março de 2023, registrando um episódio da véspera. A publicação passou de 4 milhões de visualizações.

?? O Yandex também listou uma reportagem da agência de notícias Reuters publicada na mesma data com este título: "Centenas de migrantes tentam forçar entrada nos EUA pela fronteira com o México".

?? O texto relata que, em 12 de março de 2023, oficiais americanos barraram centenas de imigrantes, principalmente venezuelanos, que tentaram cruzar a fronteira entre Ciudad Juárez, no norte do México, e El Paso, no sul do Texas.

?? De acordo com a Reuters, imigrantes envolvidos afirmaram que estavam frustrados com as falhas no aplicativo CBP One, responsável por direcionar as solicitações de asilo nos Estados Unidos.

?? Embora parte da multidão tenha passado pelo lado mexicano da fronteira, os imigrantes não conseguiram concluir a entrada nos Estados Unidos.

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE

Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários