Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

G1 - Manchete

O Assunto #1383: Liberdade

Na última década, a liberdade virou protagonista na plataforma de um grupo político.


Foto: G1 - Globo
Na última década, a liberdade virou protagonista na plataforma de um grupo político. De outro lado, seus adversários políticos correm atrás para convencer a sociedade. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

Ela permeia o debate político desde a Antiguidade, mas foi no início do século 20 que ganhou o centro da esfera pública. A ocorrência das duas grandes guerras mundiais e o surgimento de Estados totalitários mobilizaram filósofos, cientistas políticos e lideranças populares para entendê-la melhor.

Na última década, a liberdade virou protagonista na plataforma de um grupo político. A palavra ganhou eco no discurso de figuras como Jair Bolsonaro, Donald Trump, Javier Milei, Benjamin Netanyahu e até Elon Musk.

De outro lado, seus adversários políticos correm atrás para convencer a sociedade: nos EUA, Kamala Harris concorreu à Casa Branca sob o som de "Freedom"; no Brasil, Lula incorporou a palavra em seu discurso no ato que marcou os dois anos da tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro.

Para analisar como a liberdade pauta o debate político hoje, Natuza Nery conversa com Alberto Ribeiro Gonçalves de Barros, professor de filosofia política na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências humanas da USP. Autor do livro "Liberdade política", explica como os extremistas deturparam e cooptaram uma ideia liberal e aponta similaridades entre o cenário atual e aquele que precedeu os movimentos totalitários do século passado.

O que você precisa saber:

Mudanças podem fazer Instagram e Facebook virarem novos 'X' e até inibir liberdade de expressão, dizem especialistas

Na posse em 2023, Milei escreveu 'carajo' em livro do Congresso; entenda por que palavra é menos pesada na Argentina

Em discurso em campanha em 2024, Kamala Harris pregou união nos EUA e alertou sobre 'risco Trump'

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!