O Promessas dos Políticos, projeto desenvolvido pelo g1, selecionou 22 compromissos que serão monitorados nos próximos quatro anos. Eles foram escolhidos a partir do programa de governo registrado no TSE e durante a campanha eleitoral. Cícero Lucena (PP), prefeito reeleito de João Pessoa
Sérgio Lucena/Arquivo Pessoal
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), reeleito com 63,91% dos votos válidos em outubro de 2024, estabeleceu uma série de promessas para o segundo mandato iniciado em 1º de janeiro de 2025. Os compromissos estão em seu plano de governo, enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e foram anunciados ao longo da campanha.
O Promessas dos Políticos, projeto desenvolvido pelo g1, selecionou 22 compromissos que serão monitorados durante os próximos quatro anos. A lista inclui promessas das áreas de educação e cultura, mobilidade urbana, infraestrutura, saúde, direitos humanos e sociais, esporte, habitação, meio ambiente e segurança pública.
Entre as promessas está a implantação do Sistema Rápido de Ônibus (BRS), com quatro novos corredores viários e cinco terminais de passageiros. Os corredores viários serão construídos nas avenidas Cruz das Armas, Pedro II, Epitácio Pessoa e Dois de Fevereiro, com terminais em Cruz das Armas, Cristo, Varadouro, Pedro II/Mangabeira e Bessa, além do Terminal Metropolitano, no Varadouro.
Cícero Lucena também prometeu pavimentar todas as ruas de João Pessoa. Ainda na área de infraestrutura, ele se comprometeu a entregar o novo Mercado Público de Oitizeiro.
Em educação, o prefeito afirmou que vai construir quatro novas creches com recursos municipais e oferecer mais quatro mil vagas em creches.
Na saúde, Cícero prometeu construir um Hospital de Doenças Raras, uma nova maternidade e uma casa de parto.
A relação completa está na página especial "As promessas de Cícero". No link, é possível ver todas as promessas feitas pelo prefeito e o andamento de cada uma. Para selecionar as promessas em 2024, o g1 considerou o que poderia ser claramente cobrado e medido.
No último mandato, que se encerrou no dia 31 de dezembro de 2024, ele cumpriu integralmente 46,97% das promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2020, e não cumpriu 34,85%.
Levantamento exclusivo
O g1 acompanha durante os quatro anos de mandato os cumprimentos das promessas de campanha dos políticos. O monitoramento é feito periodicamente desde 2015, por mais de 50 jornalistas de todo o Brasil, que seguem uma metodologia própria para separar e avaliar tudo que pode ser claramente cobrado e medido ao longo do mandato.
Os jornalistas acompanham de perto o andamento das promessas e publicam levantamentos com 1 ano de mandato, outro com 3,5 anos e um balanço do fim da gestão.
Quais são os critérios para medir as promessas?
Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento
Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências
Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências
Ou seja, se a promessa é inaugurar uma obra, o status é "cumpriu" apenas se a obra já tiver sido inaugurada; caso contrário, é "não cumpriu". Se a promessa é construir 10 hospitais e 5 já foram inaugurados, o status é "em parte". Se a promessa é inaugurar 10 km de uma rodovia e 5 km já foram entregues à população, o status é "em parte".
Observação: há casos em que não é possível avaliar o andamento da promessa, e o status é dado como "não avaliado".
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Fonte: G1