Portões fecham às 13h, e prova terá duração máxima de quatro horas. No primeiro dia de exame, candidatos terão que elaborar redação e responder a 10 questões de português. Candidatos prestando a Fuvest 2025, em São Paulo
Gian Dias/TV Globo
As provas da segunda fase da Fuvest 2025 começarão a ser aplicadas neste domingo (15) em 23 municípios do estado de São Paulo.
Ao todo, 30.381 candidatos foram convocados para esta etapa do vestibular. Neste primeiro dia de exame, eles terão que elaborar uma redação e responder a 10 questões dissertativas de português, incluindo interpretação de texto, gramática e literatura.
Já na segunda-feira (16), a prova será composta por 12 questões discursivas de duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida pelos candidatos.
Em ambas as datas, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h.
As provas terão duração de quatro horas, mas o tempo mínimo de permanência dos estudantes é de duas horas.
A Fuvest aconselha que os candidatos verifiquem seus locais de prova no site da fundação, já que eles podem não ser os mesmos da primeira fase.
???? O que levar na Fuvest:
Documento de identidade original;
Caneta transparente de tinta azul;
Lápis ou lapiseira, apontador e borracha para rascunho;
Régua transparente;
Alimentos e água.
???? O que não levar na Fuvest:
É proibido utilizar boné, relógio e aparelhos eletrônicos.
O celular deverá ser desligado e colocado no envelope que será fornecido antes da prova.
Competências específicas
Aqueles que estão tentando uma vaga nos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música, da Universidade de São Paulo, terão que fazer ainda uma prova de competências específicas para essas áreas.
Artes Cênicas: as avaliações serão realizadas entre 6/jan e 10/jan;
Artes Visuais: os testes ocorrerão em 9/jan;
Música: provas já realizadas, entre 9 e 12/dez.
Fuvest 2025
Uma das formas de ingresso na Universidade de São Paulo (USP), a Fuvest registrou nesta edição a menor taxa de abstenção de candidatos na primeira fase do vestibular, de toda sua história: 7,8%.
Dos 99,3 mil estudantes que fizeram a prova da primeira etapa, apenas 30,8 mil atingiram a pontuação necessária para seguir na disputa por uma das 8.147 vagas ofertadas pela USP para o ano letivo de 2025 — sendo 4.888 voltadas para ampla concorrência, 2.053 para egressos de escola pública e 1.206 para cotas raciais.
A primeira lista de chamada para matrícula será publicada em 24 de janeiro.