Ações foram anunciadas pela vice-governadora do Pará e o secretário de Estado de Meio Ambiente em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 6. A Conferências das Partes sobre Mudança do Clima, da Convenção-Quadro das Nações Unidas (ONU), a COP29, no Azerbaijão, terá um dia dedicado ao próximo evento, que será em 2025 na capital paraense. O "COP30 Day" está marcado para o dia 13 de novembro, em Baku, e vai destacar as ações do Pará como futura sede do evento.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6) durante coletiva de imprensa com a vice-governador Hana Ghassan, presidente do comitê estadual da COP-30, junto ao secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Raul Protázio.
"Vamos apresentar todos os preparativos, o detalhamento das ações que estão sendo realizadas pelo governo do estado em conjunto com o governo federal, para que a gente possa garantir a todos que quiserem vir para a COP-30 que nós estaremos preparados para receber todos".
Governo do Pará apresenta planos para a COP-30 em Belém.
Taymã Carneiro / g1
Ghassan disse que, em Belém, haverá um complexo destinado para a chamada 'Cidade da COP'. "São obras no Parque da Cidade, na chamada 'Green Zone', a zona verde, e temos no Hangar, que é nosso centro de convenções, e uma área do parque da cidade compondo a "Blue Zone" onde ocorrerá a reunião de líderes".
Promovida pela ONU, a COP é o maior fórum mundial para debates sobre mudanças climáticas e espera receber representantes de mais de 190 países. A expectativa é da participação de 60 mil pessoas no Pará.
A vice-governadora lembrou que é a segunda COP que o Pará participa sabendo que o Estado seria sede da COP-30. "Participamos de Dubai com uma comitiva de pessoas do estado trabalhando nos bastidores, acompanhando toda preparação, e novamente durante a COP de Baku também temos uma comitiva do governo do estado presentes".
"Alguns membros da equipe já estão em Baku, o restante da equipe segue neste final de semana para que a gente possa acompanhar e realizar reuniões não apenas com a equipe da ONU, mas também com a própria equipe de preparação da COP29".
A expectativa do governo é que a troca de experiências auxilie na preparação de Belém para sediar a próxima conferência. "São vários temas que são objetos de estudo e planejamento, como a questão do credenciamento, o receptivo, o transporte, a segurança, e outros".
Anúncios para a COP29
Durante a conferência de Baku o estado do Pará deve seguir a agenda de atuação no campo ambiental, apresentando projeto-piloto que permitirá a reconstrução de uma área degradada pela iniciativa privada.
A primeira concessão de parceria público-privada para restauração florestal prevê investimentos de mais de R$250 milhões para restaurar mais de 10 mil hectares na Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu.
O secretário Protázio afirma que espera-se a criação de mais de 2 mil empregos, além da remuneração a partir do mercado de carbono.
O Governo do Pará deve também atualizar a comunidade internacional sobre o andamento de projetos e iniciativas em curso pelo Estado, como a comercialização de doze milhões de toneladas de créditos jurisdicionais que o Pará realizou na semana do Clima de Nova Iorque, e que gerou receita de aproximadamente R$ 1 bilhão.