O Conselho Eleitoral do Condado de Bucks identificou o vídeo como "falso". O FBI e outras agências de inteligência dos EUA disseram que o vídeo foi "fabricado e amplificado" por atores russos. É #FAKE vídeo que mostra destruição de cédulas pro-Trump na Pensilvânia
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra a destruição de cédulas com voto em Donald Trump no condado de Bucks, na Pensilvânia, enquanto as cédulas com voto em Kamala Harris são colocadas de volta em seus envelopes para serem contadas. É #FAKE.
g1
O Conselho Eleitoral do Condado de Bucks identificou o vídeo como falso. O FBI e outras agências de inteligência dos EUA afirmaram que o vídeo foi fabricado e amplificado por grupos russos.
"O envelope e os materiais apresentados neste vídeo claramente não são materiais autênticos do Conselho Eleitoral do Condado de Bucks", declarou o conselho. O vídeo foi denunciado à polícia.
O FBI, o Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional e a Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura afirmaram que o vídeo faz parte de uma tentativa mais ampla da Rússia para levantar dúvidas infundadas sobre a integridade das eleições nos EUA e criar divisões entre os americanos.
Bob Harvie e Diane Ellis-Marseglia, presidente e vice-presidente do conselho, respectivamente, classificaram o vídeo de "desinformação perigosa" em uma declaração conjunta.
O gabinete do promotor público do Condado de Bucks afirmou que investigou o vídeo junto com o Departamento de Polícia de Yardley Borough e concluiu que o vídeo foi fabricado para minar a confiança na próxima eleição.
O usuário que popularizou o vídeo falso já havia compartilhado diversas narrativas criadas por uma rede de desinformação russa conhecida como Storm-1516 ou CopyCop, levantando suspeitas sobre se ele faz parte de uma campanha de influência estrangeira.
É #FAKE vídeo que mostra destruição de cédulas pro-Trump na Pensilvânia
Reprodução
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Fonte: G1