Com 84 anos, Azcona recebe cuidados paliativos da equipe médica, após ser diagnósticado com câncer de pâncreas. Dom José Luís Azcona Hermoso.
Tarso Sarraf
Dom José Luís Azcona, bispo emérito da Prelazia do Marajó, está há cinco dias internado em um hospital em Belém para tratar de um quadro de obstrução intestinal causado por um câncer de pâncreas. Com 84 anos, Azcona recebe cuidados paliativos da equipe médica.
O bispo deu entrada no hospital no dia 28 de outubro e, durante o período de internação, foi diagnosticado com obstrução intestinal maligna, acúmulo de líquido no abdômen e derrame pleural.
Em comunicado emitido nesta sexta-feira (1º), a equipe médica informou que a fragilidade do paciente impede procedimentos cirúrgicos, que a obstrução é irreversível e não há mais opções viáveis de tratamento curativo.
"O paciente apresenta-se debilitado pela doença, acamado, com necessidade de oxigênio, sem evacuar e impossibilitado de ingerir alimentos via oral, o que compromete significativamente sua qualidade de vida".
Segundo o comunicado, a decisão de iniciar o tratamento paliativo foi tomada em consenso entre a equipe médica e em diálogo com os responsáveis, respeitando a vontade do paciente.
Internações
Dom José Luís Azcona chegou a ficar mais de 30 dias internado durante julho e agosto de 2024, em Belém. Durante a internação, Dom José Azcona recebeu tratamento de controle do sódio, odontológico e suporte clínico necessário.
Naquele época, a internação do bispo emérito ocorreu em decorrência da diminuição do nível de sódio no sangue provocado pelo câncer.
No hospital, Azcona "realizou dois ciclos de quimioterapia, evoluindo com boa resposta clínica, mantendo retenção de líquido, mas sem piora".
Diagnostico de câncer
Um dos principais nomes no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no arquipélago do Marajó, Dom José Luís Azcona, bispo emérito da Prelazia do Marajó, foi diagnosticado com câncer no pâncreas no dia 26 de junho, conforme boletim médico.
Os primeiros exames clínicos apontaram a existência de uma lesão no pâncreas, órgão que produz enzimas que ajudam na digestão de alimentos e que atua na produção de insulina, controlando os níveis de açúcar no sangue.
Dom José Luis Azcona Hermoso nasceu em 28 de março de 1940, em Pamplona, na Espanha. Foi nomeado bispo por São João Paulo II, em 1987. Ele ficou à frente da Prelazia do Marajó até 2016.
O trabalho na defesa pelos direitos humanos no Marajó fez com que, em 2008, o nome dele estivesse entre as três lideranças católicas ameaçadas de morte no Pará. Na época, ele denunciou o caso às autoridades policiais.
Em 2015, Dom Azcona denunciou, em rede nacional, os casos em que crianças se ofereciam aos ocupantes das balsas com o consentimento da própria família.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Fonte: G1