Escolha da data tem raízes nas práticas agrícolas e culturais da sociedade norte-americana do século 19. Brasil também tem regra prevista na Constituição. Eleições serão daqui a uma semana, em 5 de novembro. Homem se dirige ao local de votação nas primárias de Michigan em fevereiro
Paul Sancya/ AP
Assim como nos últimos 180 anos, as eleições presidenciais nos Estados Unidos deste ano vão seguir uma tradição já conhecida dos norte-americanos: serão em novembro e em uma terça-feira. Neste ano, estão marcadas para o próximo dia 5, daqui a uma semana
Nela, Donald Trump (Partido Republicano) e Kamala Harris (Partido Democrata) disputarão quem será o próximo presidente americano.
A data escolhida para a votação atende a uma lei aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos em 1845. O costume vem do contexto agrícola em que o país vivia no século 19, quando a lei foi aprovada.
? Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Naquela época, os congressistas resolveram escolher novembro como o mês das eleições para coincidir com o período pós-colheita.
Os parlamentares também levaram em consideração o clima. Novembro marca o outono norte-americano, com temperaturas amenas, mas sem frio intenso.
???? Essa decisão facilitava a participação dos eleitores que viviam majoritariamente nas zonas rurais.
Por que terça-feira?
A lei aprovada nos Estados Unidos em 1845 determina que as eleições presidenciais sejam feitas sempre na primeira terça-feira após a primeira segunda-feira de novembro.
No caso deste ano, a primeira segunda-feira de novembro é dia 4. Sendo assim, a eleição foi marcada para o dia 5.
Já em 2016, o dia 1º de novembro caiu em uma terça-feira. Sendo assim, o pleito foi marcado apenas para o dia 8, após a primeira segunda-feira do mês.
Historicamente, a terça-feira foi escolhida para atender aspectos culturais da sociedade norte-americana do século 19: o fim de semana era geralmente reservado para atividades religiosas, e a quarta-feira era utilizada em áreas rurais para o mercado.
Naquela época, os eleitores precisavam viajar longas distâncias para comparecer aos centros de votação, sendo que muitos saíam de casa com um dia de antecedência para chegar a tempo.
Com isso em mente, os congressistas optaram pela terça-feira, permitindo que os eleitores iniciassem suas viagens na segunda-feira, votassem no dia seguinte e retornassem a tempo para o mercado.
Nos últimos anos, alguns movimentos surgiram nos Estados Unidos pedindo para que as eleições aconteçam no fim de semana. Eles argumentam que a sociedade mudou, e o pleito em um sábado ou domingo contribuiria para o comparecimento de trabalhadores, tendo em vista que o voto no país não é obrigatório.
Brasil também tem regra
Urna eletrônica brasileira
Giuliano Gomes/PR Press
No Brasil, a Constituição Federal determina que o primeiro turno da eleição presidencial aconteça sempre no primeiro domingo de outubro.
Se houver necessidade de segundo turno, o pleito será marcado para o último domingo do mesmo mês.
A exceção foi para as eleições de 2020, quando o calendário eleitoral acabou sendo atrasado por causa da pandemia de Covid-19.
O Código Eleitoral brasileiro também estabelece que o dia das eleições seja considerado feriado nacional. Essa norma existe para facilitar o acesso da população aos locais de votação.
Como funcionam as eleições nos Estados Unidos
arte/g1
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Fonte: G1