Cidades G1 - Cidades

Vladimir Carvalho morre aos 89 anos em Brasília

.

Por Jr Blitz

24/10/2024 às 13:10:14 - Atualizado há
Cineasta era de Itabaiana, na Paraíba. Entre obras dele estão "O País de São Saruê", "Conterrâneos velhos de guerra, e "Barra 68". Dossiê: Em última entrevista, Geneton conversa com o cineasta Vladimir Carvalho

O cineasta Vladimir Carvalho morreu, nesta quinta-feira (24), aos 89 anos em um hospital de Brasília. Foram mais de 50 anos dedicados ao cenário cinematográfico brasiliense e brasileiro. A informação foi confirmada pela TV Globo. Segundo amigos de Vladimir, ele estava internado há três semanas por causa de problemas renais e não resistiu.

? Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.

Vladimir nasceu em Itabaiana, na Paraíba. Em Brasília, o cineasta foi professor da Universidade de Brasília (UnB) por mais de 20 anos. Ele fundou a Associação Brasileira de Documentaristas e, em 1994, criou a Fundação Cinememória, que abriga o acervo do artista.

O artista era irmão do também cineasta Walter Carvalho. Entre as obras de Vladimir Carvalho, representante do movimento chamado Cinema Novo, estão "O País de São Saruê", de 1971; "Conterrâneos velhos de guerra, de 1991"; e "Barra 68", de 2000.

As mais de 20 obras do cineasta sobre política e história brasileira levaram Vladimir Carvalho a se tornar um dos nomes mais importantes do cinema do Brasil.

Cineasta Vladimir Carvalho, em imagem de arquivo

Joanna Ramos

A reitora da UnB, Márcia Abrahão, lamentou a morte do artista. "Ele nos deixa um grande legado, não só da sua produção cinematográfica, mas também do seu olhar crítico sobre a ditadura militar, e foi também um dos que resistiram naquele momento de muitas dificuldades para a nossa universidade", disse Márcia Abrahão.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) lamentou a morte do cineasta nas redes sociais e anunciou luto oficial de três dias no Distrito Federal (veja foto abaixo).

Governador do DF lamentou morte do cineasta Vladimir Carvalho

Reprodução/X

LEIA TAMBÉM:

'MASSACRE' EM BRASÍLIA: operários teriam sido alvejados um ano antes da inauguração da capital

ELEIÇÃO: primeira eleição presidencial no Brasil teve 205 candidatos e apenas homens alfabetizados votavam; pleito foi em 1894

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Fonte: G1
Comunicar erro
Blitz Paraíba

© 2024 Copyright © 2024 - Portal Blitz Paraíba. Todos os direitos reservados
Portal Blitz Paraiba - Sua Noticia na Hora Certa

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Blitz Paraíba