Alerta é previsto até às 22h desta sexta-feira (11) em algumas regiões. Veja também como se proteger em temporais e telefones de emergência. Cidades do Paraná estão sob novo alerta de tempestades, mas sol pode aparecer no fim de semana; veja previsão
Alessandro Vieira/CC/AEN
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas apontando risco de tempestades em todo o Paraná nesta sexta-feira (11), com possibilidade de ventos de até 100 km/h, queda de granizo e chuva de até 100 mm por dia.
Mas, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o sol deve aparecer no fim de semana. Veja previsão abaixo.
? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
? Siga o canal do g1 PR no Telegram
O primeiro alerta, previsto até às 18h, abrange as regiões central, noroeste, sudoeste, oeste, norte central, sudeste e centro-sul paranaense.
O segundo alerta se estende até às 22h nas regiões: norte pioneiro, metropolitana de Curitiba, noroeste, norte central, sudeste e litoral.
Com isso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, alerta o Instituto.
Primeiro e segundo alertas do Inmet para o Paraná nesta sexta (11)
LEIA TAMBÉM:
Paixão: Curitibano fecha empresas para investir no sonho de 'caçar' auroras boreais
Tibagi: Quem eram os policiais que morreram no capotamento na BR-376
Vídeo: 'Pode vir, próximo dia do cabelo maluco', brinca mãe de quíntuplos no Paraná
????? Sol pode aparecer
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta que o sol volta a aparecer no Paraná, mas ainda com a presença de muitas nuvens, no sábado (12).
O sistema não descarta a possibilidade de chuva fraca e ocasional, mas sem previsões de tempestades.
"No interior paranaense, a tarde será com temperaturas mais elevadas (abafado), enquanto no leste, ficam mais agradáveis", aponta o Simepar.
No domingo (13), o tempo continua estável na maioria das regiões. No litoral, tem a presença de mais nuvens, segundo o Simepar, com condição de chuva fraca, que também se mantém na segunda (14) e terça-feira (15).
Como se proteger de tempestades
Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatados à Copel pelo telefone 0800 51 00 116. Veja dicas de como se proteger:
Mantenha distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados;
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
Não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda;
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
Orientações para desastres específicos, como vendavais, chuvas de granizo, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e tempestade de raios podem ser consultados no site da Defesa Civil.
Acesse neste link
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.