Afirmação foi feita depois que Donald Trump, concorrente republicano à Casa Branca, reiterou boatos de que haitianos estariam comendo cachorros e gatos de estimação. Trend no TikTok zoa Trump por fala sobre imigrantes comendo pets
Os ataques aos haitianos nos Estados Unidos "têm que parar", disse o presidente Joe Biden nesta sexta-feira (13), depois que o candidato presidencial republicano, Donald Trump, reiterou boatos de que imigrantes do país estariam comendo animais de estimação de vizinhos, como cães e gatos.
? Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
"É simplesmente errado que a honrada comunidade haitiana esteja sob ataque neste momento neste país", disse Biden. "Não há lugar na América. Isso tem que parar -- o que ele está fazendo. Tem que parar", disse Biden em um evento na Casa Branca.
"Em Springfield, eles [imigrantes] estão comendo os cachorros. Eles estão comendo os gatos. Comendo os pets das pessoas que moram lá", afirmou Trump no debate da ABC News, sobre boatos que correm em uma cidade de Ohio com forte presença da comunidade haitiana.
O candidato acabou sendo desmentido por um dos mediadores do debate. Autoridades locais afirmaram que não existem relatos do tipo em Springfield. Já a Casa Branca afirmou que a alegação falsa coloca vidas em risco.
A fala ganhou grande repercussão nas redes sociais. Eleitores democratas passaram a criticar Trump pela informação falsa.
Já na quarta-feira (11), uma música com a voz e frase de Trump apareceu no TikTok. Em tom de crítica e zoeira, vários usuários gravaram vídeos dançando o remix. Cachorros e gatos também protagonizaram algumas brincadeiras.
'Ninguém está comendo gatos e cachorros', diz John Legend sobre boatos sobre Springfield, sua cidade natal
Como surgiu o boato
Montagem publicada em rede social de Donald Trump com ex-presidente cercado por gatos e gansos foi publicada minutos antes do debate presidencial, em 10 de setembro de 2024.
Reprodução/ Redes sociais
Em 6 de setembro, começou a circular nas redes sociais uma imagem que seria nos arredores de Springfield, Ohio.
Na postagem, um usuário relatava que a "amiga da filha do vizinho" dele tinha visto um gato pendurado em uma árvore. Segundo o relato, o animal seria desossado e comido por haitianos.
Na segunda-feira (9), o candidato republicano a vice-presidente, JD Vance, disse que tinha recebido denúncias do tipo.
"Os relatos agora mostram que pessoas tiveram seus animais de estimação sequestrados e comidos por pessoas que não deveriam estar neste país. Onde está a nossa czar da fronteira?", publicou, em referência à democrata Kamala Harris.
Na terça-feira, antes do debate, Vance admitiu que os relatos poderiam ser falsos.
Horas antes do debate, Trump postou duas fotos relacionadas ao tema. Uma delas mostrava ele cercado por gatos e gansos. A outra apresentava gatos armados e com bonés "Make America Great Again" (Faça a América Grande Outra Vez), que é o lema da campanha republicana.
Fonte: G1