Tiroteio aconteceu neste domingo (8) em posto de controle entre os países; ponte foi fechada. Soldados de Israel mataram atirador. Policial israelense faz guarda próximo ao local do ataque a tiros na Ponte Allenby, entre a Cisjordânia e a Jordânia.
Mahmoud Illean/AP
Três israelenses foram mortos a tiros neste domingo (8) no posto de controle entre a Cisjordânia e a Jordânia, informou a agência Associated Press (AP). As autoridades de Israel e da Jordânia disseram que o posto na fronteira ficará fechado por tempo indeterminado.
O Exército de Israel informou que o atirador se aproximou do posto de controle pela parte jordaniana em um caminhão e abriu fogo contra as forças de segurança israelenses. Ele foi morto na sequência em um tiroteio.
? Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Segundo a agência, as três pessoas mortas eram civis israelenses. O serviço de resgate de Israel afirmou que todos eram homens na casa dos 50 anos.
A Jordânia está investigando o tiroteio, informou a agência de notícias estatal Petra. O país árabe aliado ao Ocidente tem acordo de paz com Israel desde 1994, mas é crítico das políticas israelenses em relação aos palestinos. A Jordânia tem grande população palestina e testemunhou protestos em massa contra Israel devido à guerra em Gaza.
O posto de controle Allenby, sobre o rio Jordão, também conhecido como Ponte King Hussein, é utilizado principalmente por israelenses, palestinos e turistas internacionais.
A Cisjordânia tem visto um aumento na violência desde o ataque do Hamas em 7 de outubro, que desencadeou a guerra em Gaza.
Fonte: G1