Matéria conta como uma escola pública da rede estadual da Paraíba criou um projeto sobre sonegação fiscal e como a iniciativa estimula os alunos para que desenvolvam atividades por meio de vídeos e jogos em redes sociais na internet. Lucas e colegas da ECIT Daura Santiago em visita ao GAESF
Acsia Lino / Arquivo pessoal
Uma reportagem sobre um projeto de alunos de escola pública conscientiza contra a sonegação fiscal com vídeos e jogos nas redes sociais, escrita pela jornalista Iara Alves, do g1 Paraíba, recebeu um prêmio na categoria Profissionais de Imprensa do 8º Prêmio Afrafep de Educação Fiscal, cujo resultado foi divulgado nesta quarta-feira (28). O prêmio reconhece o compromisso com a educação fiscal e a cidadania.
O prêmio é uma realização da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep), com patrocínio do Sindifisco-PB e da Loteria do Estado da Paraíba (LOTEP-PB), tendo apoio institucional da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) e da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).
Publicada em 5 de julho deste ano, a reportagem conta como uma escola pública da rede estadual de ensino criou o projeto "Na Paraíba tem combate à sonegação?" e como esta iniciativa estimula os alunos para que desenvolvam atividades com a linguagem típica dos jovens, por meio de vídeos e jogos em redes sociais na internet. Dessa forma, eles entendem o tema da sonegação fiscal e passam o que aprenderam adiante. (leia a matéria na íntegra)
Iara Alves, repórter do g1 Paraíba
Divulgação/TV Cabo Branco
Na categoria de profissionais da imprensa, duas reportagens foram premiadas, sendo uma delas a do g1. Além da categoria de imprensa, também concorriam projetos da área escolar, de instituições e de tecnologia.
"Esse reconhecimento me deixou imensamente satisfeita. Mas meu coração fica preenchido em sentir o quanto é gratificante investir em educação, seja no jornalismo ou na sala de aula. Em qualquer lugar. Esse é o caminho. A história que tive a honra de contar é a realidade de muitos professores que se empenham para fazer o melhor pelos alunos e também de estudantes que se dedicam dando o máximo de si para que o todo também receba o melhor deles", disse Iara Alves.
"Foi muito gratificante lembrar ao longo da produção dessa reportagem o quanto o que se aprende na escola pode mudar hábitos em casa, no ciclo de amizade e na comunidade. O lugar de discutir educação fiscal e todos os outros assuntos que nos são caros é sim a escola", relata a jornalista.
Na edição de 2024 do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal, os vencedores dos projetos em cada categoria recebem uma quantia em dinheiro, além de um certificado de reconhecimento. A data e o local de entrega da premiação ainda serão definidos.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Fonte: G1