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Incidente com o voo LA8073 ocorreu em julho e obrigou o Boeing 777 a retornar ao aeroporto de origem. Segundo relatório preliminar, dados inseridos no sistema de gerenciamento de voo estavam incorretos. Vídeo flagra momento em que avião da Latam bate a cauda ao decolar de MilãoReproduçãoA Latam demitiu os três pilotos que estavam na cabine de comando do 777-300 que bateu a cauda ao decolar do aeroporto de Milão, em julho desde ano, em um voo com destino a Guarulhos. Uma investigação da autoridade de aviação italiana aponta que o incidente ocorreu porque dados errados foram inseridos no computador de bordo.Após decolar do aeroporto de Malpensa, na Itália, a aeronave ficou voando em círculos para despejar combustível e pousou novamente no mesmo local, cerca de uma hora e meia depois de levantar voo. Nenhum dos 398 ocupantes se feriu. Os 383 passageiros foram realocados em outros voos.Procurada, a Latam disse que não iria comentar o tema.O incidente, chamado de "tail strike", pode oferecer risco estrutural à aeronave. O evento pode causar danos estruturais à aeronave e, a depender da gravidade, levar à perda do controle —mas com baixo risco de fatalidades.Em nota, na época, a Latam lamentou o episódio. Ninguém ficou ferido no acidente.'Tail strike': Avião da Latam arrasta cauda no chão antes de decolagem em MilãoDados incorretosO relatório preliminar do incidente divulgado na sexta (23) pela agência de segurança de voo italiana, a ANSV, aponta que dados incorretos foram inseridos no sistema de gerenciamento de voo do computador de bordo do avião. O texto não aponta quem fez —essa tarefa cabe aos pilotos.Segundo o documento, os dados inseridos para ângulo de empuxo, velocidade mínima de decolagem e velocidade de rotação da aeronave, entre outros, eram diferentes dos calculados posteriormente pela própria operadora do voo, dadas as condições do avião e da pista do aeroporto naquele momento.O relatório diz que três tripulantes estavam na cabine de comando no momento da decolagem: um instrutor, que estava comandando a aeronave no momento, um co-piloto, que estava em treinamento, e o piloto de apoio, que assumiria o comando da aeronave enquanto um dos outros membros estivesse em horário de descanso.Nuvem de fumaça no ponto onde avião da Latam bateu a caudaRedes sociaisRastro de 723 metrosO documento afirma, também, que a aeronave teve danos em alguns componentes como resultado do "tail strike".A pista do aeroporto de Milão-Malpensa ficou com uma marca de 723 metros de comprimento em sua extensão, com até 6 cm de profundidade.Saiba mais sobre esse tipo de incidente:Quando ocorre o tail strike?Em decolagens, pousos ou arremetidas. quando há contato da aeronave com a pista. No caso do avião da Latam, o incidente ocorreu na decolagem.É comum?De acordo com um banco de dados de prevenção e monitoramento de tendências da Iata, 9% dos acidentes entre 2013 e 2022 estiveram relacionados ao tail strike. E 2022, houve 24 ocorrências desse tipo, das quais 6 foram classificadas como acidentes. Entre janeiro e outubro de 2023, houve 43 ocorrências.O tail strike acontece mais durante o pouso ou na decolagem?Segundo os dados da Iata, 79% dos acidentes envolvendo tail strike se deram durante o pouso ou durante arremetidas. No caso do avião da Latam, o episódio ocorreu na decolagem.O que pode provocar um tail strike na decolagem?Segundo a Iata, entre os motivos mais comuns estão:A tripulação ter decidido tirar o avião depois do momento ideal, ou alguma falha na técnica de pilotagem;Ventos, tesoura de vento ou turbulência durante a decolagem;Aeronave fora do centro de gravidade ideal, devido a falha no cálculo de peso e balanceamento, o que a pode deixar mais pesada no fundo, por exemplo;Inserção de dados incorretos no computador de bordo que calcula a performance da decolagem;Aeronave configurada incorretamente para a decolagem.Quais as consequências de um tail strike na decolagem?No caso do avião da Latam, a aeronave foi inspecionada em busca de danos estruturais."Embora normalmente haja um baixo risco de fatalidades, essas ocorrências podem causar danos significativos às aeronaves, resultando em milhões de dólares em reparação e em perda de receitas" para as companhias aéreas, diz o documento da Iata — uma vez que, durante o conserto, os aviões deixam a malha aérea.Segundo a Iata, entre as consequências e riscos mais comuns de um tail strike estão:Perda de controle em vooAeronave pode parar depois da pista, caso o avião não consiga decolar;Aeronave pode seguir voo com problemasSe o tail strike for causado por algo na pista, como um objeto, o avião seguinte pode sofrer o mesmo problemaA Iata orienta as companhias aéreas a monitorar todos os eventos de forma a identificar os fatores mais comuns e, assim, evitar que novos incidentes/acidentes aconteçam. O documento "Tail Strikes no pouso e na decolagem - Avaliação de Risco de Segurança" também lista a necessidade de treinamentos específicos de tripulação, como com simuladores, que devem ser feitos.