Principal ponto de observação na cidade, espaço às margens da rodovia SC-406, que liga praias, tem enchido de moradores e turistas na expectativa de verem uma baleia-franca submergir. Baleias podem ser avistadas do mirante no Morro das Pedras, em Florianópolis
A temporada de baleias no litoral de Santa Catarina está movimentando, em pleno inverno, um ponto turístico de Florianópolis conhecido pela agitação no verão.
O mirante do Morro das Pedras, às margens da rodovia SC-406, que liga a Lagoa da Conceição à Praia Mole, é o principal ponto de observação desses animais na cidade e tem enchido de moradores e turistas na expectativa de verem uma baleia-franca submergir nas águas (assista acima).
?Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A técnica de enfermagem Ana Julia Santos Veiga foi ao local com as amigas, na manhã de quarta-feira (24), vestindo roupão e cobertor para espantar o frio, e conseguiu enxergá-las.
"Bastante emoção em estar aqui vendo. É a primeira vez que vejo e não tem nem explicação. Ainda mais com um sol desse aparecendo", comenta.
Amigas levaram cobertor para observar baleias em Florianópolis
NSC TV/ Reprodução
Ao todo, segundo o Programa de Monitoramento de Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba, já foram 17 animais visualizados nesta temporada, só na capital, até dia 19 de julho. Garopaba (20), Imbituba (22) e Laguna (26) também aparecem com destaque.
Segundo o analista ambiental e fiscal do Ibama Luiz Roberto Louzada, os animais são filhotes que estão aprendendo a nadar e a respirar.
Com o aumento de indivíduos na costa, o órgão reforçou a fiscalização. A multa prevista para quem perturbá-las é de R$ 2,5 mil. O órgão investiga uma ocorrência em Bombinhas, no Litoral Norte do estado.
"A principal regra é não chegar a menos de 100 metros das baleias que estão aqui na região. Não tentar acompanhar lado a lado as baleias, e não tentar conduzi-las para outra região com embarcação", afirma.
Mirante do Morro das Pedras é local para observar baleias em Florianópolis
NSC TV/ Reprodução
O Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba 2024 está ocorrendo desde a última semana de junho e segue até novembro. Além dos sobrevoos, diariamente equipes de campo realizam a observação terrestre a partir de pontos fixos nas praias do Porto e Ribanceira, em Imbituba.
Baleia-franca
Ben Ami Scopinho/Arte
?Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Fonte: G1