16/06/2024 +55 (83) 988111301

Mundo

Peixe-lua gigante: animal encontrado nos EUA pode ser o maior da espécie já registrado, diz pesquisadora; veja fotos

.

Por Jr Blitz 11/06/2024 às 07:14:09
Marianne Nyegaard, uma pesquisadora da Nova Zelândia que estuda o peixe-lua entrou em contato com o aquário após ver as fotografias do peixe. Ela afirmou que se trata de um peixe-lua-de-capuz, que é uma espécie rara, e, segundo ela, esse pode ser o maior já registrado. Pessoa se aproxima de peixe-lua encontrada em praia no estado do Oregon, nos EUA

Tiffany Boothe/Seaside Aquarium via AP

O corpo de um peixe-lua-de-capuz que apareceu morto em uma praia na cidade de Gearhart, no estado do Oregon, nos Estados Unidos, pode ser o maior da espécie já encontrado.

O peixe foi encontrado no dia 3 de junho peixe e tem 2,2 metros, segundo informações do Seaside Aquarium —segundo um comunicado, ele pode ficar na areia por semanas, pois os pesquisadores estão dificuldades para fazer incisões na pele do animal.

? Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

As fotos (veja mais imagens abaixo) mostram que o peixe tem um corpo achatado, redondo de cor cinza e muito grande —em uma das imagens, uma pessoa aparece ao lado para que seja possível ter noção do tamanho do animal.

Marianne Nyegaard, uma pesquisadora da Nova Zelândia que estuda o peixe-lua entrou em contato com o aquário após ver as fotografias do peixe. Ela afirmou que se trata de um peixe-lua-de-capuz, que é uma espécie rara, e, segundo ela, esse pode ser o maior já registrado.

Em uma pesquisa publicada em 2017, Nyegaard revelou que descobriu, por meio de amostras genéticas e observação, que o peixe-lua-de-capuz (Mola tecta) era uma espécie diferente do peixe-lua oceânico (Mola mola). "Tecta" em latim significa oculto ou disfarçado, referindo-se a uma nova espécie que estava "escondida à vista de todos", disse o aquário.

Um peixe dessa espécie foi encontrado na costa da Califórnia em 2019. Ele foi encontrado novamente mais recentemente na Califórnia e no Alasca (a teoria inicial era que essa espécie vivia apenas no Hemisfério Sul).

É também provável que o peixe tenha sido encontrado em outras ocasiões, mas foi confundido com o peixe-lua oceânico mais comum.

Peixe apareceu no dia 3 de junho na praia do Oregon, nos EUA

Tiffany Boothe/Seaside Aquarium via AP

Peixe-lua perto de uma picape

Tiffany Boothe/Seaside Aquarium via AP

Peixe-lua encontrado em praia no Oregon

Tiffany Boothe/Seaside Aquarium via AP

Veja também:

VÍDEO: peixe-lua gigante é encontrado nos EUA em 2021

Esportista se depara com peixe-lua gigante nos EUA

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Qual seria seu candidato para prefeito de Bayeux ?