16/06/2024 +55 (83) 988111301

Mundo

VÍDEO: avião pousa perto de jato que decolava de pista na Índia; controlador é suspenso e investigação, aberta

.

Por Jr Blitz 11/06/2024 às 01:07:14
Incidente ocorreu no sábado (8) no aeroporto de Mumbai —enquanto um avião decolava ao mesmo tempo em que outro pousava na mesma pista. Caso foi tratado como incidente. Associação de controladores disse que medida ocorreu em segurança. Aviões ficam a 500 metros um do outro na mesma pista em aeroporto na Índia

Dois aviões ficaram próximos um do outro na pista do aeroporto de Mumbai, na Índia, no último sábado (8), enquanto um pousava e o outro decolava.

? Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

A Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) da Índia informou que abriu uma investigação a respeito e afastou o controlador envolvido no incidente no caso. A associação de controladores defendeu o profissional e a segurança da operação. (veja mais abaixo).

Aviões ficam a 500 metros um do outro na mesma pista durante pouso e decolagem em aeroporto na Índia em 8 de junho de 2024.

Reprodução/redes sociais

O caso ocorreu quando um Airbus A320neo da Air India decolava de Mumbai; ao mesmo tempo, outro Airbus A320neo, este da IndiGO, aterrissava. Segundo dados do FlightRadar24, que rastreia voos em tempo real, as aeronaves chegaram a ficar 509 metros separadas uma da outra.

Dois aviões próximos numa mesma pista podem resultar em colisão se a aeronave que está à frente, por exemplo, precisar interromper a decolagem.

Em nota, as duas companhias aéreas informaram que tanto a decolagem como o pouso haviam sido autorizados pelo controle de tráfego aéreo. A Air India abriu investigação interna.

Não está clara qual a separação mínima de aeronaves na Índia —o número pode variar de acordo com país e em aeroportos mais movimentados. Citando uma autoridade do órgão responsável pelos aeroportos da Índia, o jornal The Economic Times disse que o pouso de uma aeronave só pode ocorrer quando o avião que decola estiver no final da pista.

No Brasil, a separação mínima padrão entre aeronaves é de 3 milhas náuticas, o equivalente a 5,55 km.

Separação das aeronaves

Reprodução/FlightRadar24

'Momento uau'

A Associação de Controladores de Tráfego Aéreo da Índia disse que não havia impedimento para que o pouso e a decolagem das duas aeronaves tivessem ocorrido. Na pista de Mumbai podem ocorrer até 46 pousos e decolagens por hora.

"Este [o vídeo dos dois aviões] pode ser um momento 'uau' para quem observa de fora", informou a associação, mas faz parte do dever diário de profissionais "rigorosamente treinados".

"Se tivesse havido risco à segurança, o piloto [que pousava] teria arremetido", disse a associação.

Segundo a entidade, os controladores são autorizados a liberar dois pousos e duas aterrissagens a cada três minutos, que podem ser reduzidos se o tempo estiver bom. Eles têm autonomia para permitir decolagens e pousos na mesma pista, especialmente em aeroportos movimentados como de Mumbai.

A associação diz ainda que os controladores de tráfego aéreo estão sob grande pressão em aeroportos. "Esperamos que ao menos mais consciência da população em geral sobre por que o controle de tráfego aéreo é conhecido como um dos trabalhos mais estressantes do mundo".

LEIA TAMBÉM:

Israel divulga bastidores da operação militar que resgatou reféns do Hamas em Gaza; VÍDEO

Que os outros racistas tenham medo, diz Vinicius Jr. sobre condenação de torcedores na Espanha

Coreia do Norte envia mais balões com lixo para o Sul e ameaça com novas ações de 'neutralização'

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Qual seria seu candidato para prefeito de Bayeux ?