Cláudia Estefany e Raimundo Amorim são um casal de turistas de São Paulo, estão conhecendo a festividade junina pela primeira vez e se encantaram com os detalhes da cultura nordestina. Casal de turistas de São Paulo visitam o São João 2024 de Campina Grande
Erickson Nogueira/g1
O segundo dia de festividades do São João 2024 de Campina Grande registrou a presença de vários turistas que estão conhecendo a cidade para desfrutar do evento junino. Cláudia Estefany, professora universitária, e Raimundo Amorim, militar aposentado, são exemplos. Eles são casados e naturais do estado de São Paulo - ele de Pirassununga e ela de São Carlos, no interior paulista -, estão conhecendo a festa pela primeira vez e se encantaram com cada detalhe das cores e a riqueza da cultura nordestina.
"Chegamos hoje (quinta-feira) pela tarde e viemos por conta do São João mesmo. A expectativa é acima do que eu esperava. Superou as minhas expectativas. É um desejo de muito tempo [conhecer o São João de Campina Grande], então, assim, a questão cultural da festa me enriquece muito. Estou achando a festa, primeiro, muito organizada, estou me sentindo muito segura, limpeza impecável, os preços das coisas que a gente consumiu até agora são preços honestos, e muita alegria. Agora falta aprender o forró!", disse Cláudia.
O casal paulista vai passar quatro dias na terra do Maior São João do Mundo, e vão poder desfrutar de cada detalhe do evento. E é um desejo antigo do casal em conhecer o São João de Campina Grande. Ao g1, Raimundo explicou que enquanto jovem e estava à disposição do serviço militar, teve contato com um ensaio de quadrilhas juninas e a partir dali lhe despertou o interesse em conhecer mais da cultura nordestina e do evento em si.
"A organização, a qualidade dos trabalhos de todo mundo, as cores, isso me encanta. E eu acabei vindo para cá, no meu motivo específico junto com a Cláudia, é que na minha época que eu trabalhava com a Esquadrilha da Fumaça os organizadores trouxeram a gente até algum local que era um ensaio para quadrilhas, e a gente teve a oportunidade de ver a beleza dos trajes, as cores, é uma coisa fenomenal", frisou o militar aposentado.
Turistas visitam o São João 2024 de Campina Grande
Erickson Nogueira/g1
Outros turistas também estão conhecendo o São João de Campina Grande pela primeira vez. Como é o caso de Conceição Sobral, professora universitária, que mora em Salvador, capital da Bahia, e foi convidada pela amiga residente em Campina Grande, Lavínia Navarro, cerimonialista, para conhecer a festa. E Conceição já avisou que todo mês de junho vai querer estar em terras paraibanas.
"É a primeira vez que estou vindo e estou encantada não só com o tamanho, mas também com a decoração, os ares. Eu estou apaixonada. Eu venho ano que vem e vou passar o São João todinho aqui, não vou passar na Bahia, vou passar na Paraíba", contou Conceição.
Ao g1, Lavínia explicou que este ano a festa está ainda mais decorada e que convencer a amiga Conceição Sobral para conhecer o São João de Campina Grande foi tarefa fácil.
"A festa está linda esse ano, está perfeita! Não conseguimos andar tudo, mas o pouco que nós vimos, achamos espetacular. Trazer ela pra cá conhecer o nosso São João foi fácil!", explicou a cerimonialista.
Gerson e Eleonora são mais um casal de turistas, estes de Itamaracá, na Grande Recife, e chegaram em Campina Grande na quarta-feira (29) e deverão ficar na cidade por cerca de três dias. Para o g1, Eleonora se demonstrou encantada com o evento: "Maravilhoso! Muito organizado, muito bom em tudo, limpeza, ornamentação.
Grupo de mulheres vestidas de cangaceiras de apresentam na Pirâmide do Parque do Povo
Erickson Nogueira/g1
Além dos turistas, diversos campinenses estiveram presentes no Parque do Povo no segundo dia de eventos do São João 2024 de Campina Grande. E alguns desses campinenses iriam se apresentar na Pirâmide do Parque do Povo, como é o caso de 12 mulheres que fazem parte do grupo artístico Mulheres Arretadas. Caracterizadas com vestidos caracterizados em Maria Bonita, chapéu de cangaceiras e um objeto que representava uma espingarda de madeira (em tom artístico) com a bandeira da Paraíba na haste.
"Foram só três meses de ensaio, mas aqui são todas afiadas desde o ano passado. Meu coração está cheio de emoção", comentou Valdelice, uma das integrantes do grupo, que ensaiou por cerca de três meses em uma escola do bairro Dinamérica e iriam se apresentar na Pirâmide do Parque do Povo.
De acordo com a Prefeitura de Campina Grande, cerca de 3,1 milhões de pessoas devem passar pelo Maior São João do Mundo durante os 33 dias de festa. Do total de visitantes, 20% é composto por turistas. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, os festejos juninos de 2023 geraram uma movimentação econômica de cerca de R$ 500 milhões. A expectativa é que este ano a movimentação econômica aumente cerca de 20%.
Dorgival Dantas e forró de vaquejada foram atrações no palco principal
Dorgival Dantas no São João 2024 de Campina Grande
Erickson Nogueira/g1
No palco principal do Parque do Povo, Dorgival Dantas foi a atração mais aguardada da noite. E quem queria sucessos da carreira do cantor pôde ouvir vários. Dorgival abriu o show cantando a música "Destá", que fez o público presente no Parque do Povo cantar alto e se arrepiar. "Tarde Demais", "Coração" e "Pra Você Voltar Pra Mim" foram alguns dos sucessos que Dorgival cantou no palco.
Antes de se apresentar no Parque do Povo, em entrevista coletiva, Dorgival Dantas explicou que sempre que se apresenta em Campina Grande é um sentimento especial.
"É especial de todos os jeitos né. Eu estou muito feliz, por isso é legal. É uma espera boa, longa, mas quando chega, você sabe o dia que você vai tocar, é muito bom. É muito bom. É mágico, fantástico", disse Dorgival, que, ainda na coletiva de imprensa, estava ansioso desde a abertura do evento para se apresentar e acompanhou cada show do dia de abertura: 'É um show que continua. Para mim, como forrozeiro, sanfoneiro, ontem [abertura do evento], eu olhei aqui, vi a Samya Maia, depois veio o Santanna, veio o Alcymar, e nosso querido Flávio [...] abertura fantástica. E lá em casa eu tava dizendo: 'amanhã eu vou tá aí'. E agora estou! É sempre mágico aqui. Fantástico!'", concluiu Dorgival.
Antes de Dorgival Dantas apresentar no palco principal do Parque do Povo, outras três atrações subiram ao palco. O primeiro deles foi o jovem Matheus Felipe, de 25 anos, que explicou que o show dele no Parque do Povo simboliza o melhor momento da carreira do cantor até então.
"Para mim, de fato, a gente está no melhor momento da carreira. É muito positivo, coração estremecendo de alegria. É um passaporte para os sonhos se tornarem cada vez mais realidade", celebrou Matheus. Após o jovem de 25 anos se apresentar, a banda Brasas do Forró fez seu show.
Matheus Felipe no São João 2024 de Campina Grande
Erickson Nogueira/g1
A terceira atração da noite foi Rey Vaqueiro, que trouxe muitas músicas do forró de vaquejada. Fazendo sua estreia no São João de Campina Grande, o cantor, que está apostando no sucesso da canção "Alô Amor" para o período junino, expressou o sentimento de realização em se apresentar pela primeira vez no evento.
"Sensação de realização, de muita luta que a gente vêm fazendo durante muitos anos. Hoje é muita superação demais. É o sonho de qualquer artista subir neste palco e hoje estou podendo realizar o meu", disse Rey Vaqueiro.
Rey Vaqueiro no São João 2024 de Campina Grande
Erickson Nogueira/g1
Agenda
Nesta sexta-feira (31), se apresentam no palco principal do Parque do Povo os artistas Wesley Safadão, Eric Land, Vitor Fernandes e Nathan Vinícius. Os shows no palco principal do Parque do Povo começam às 19h e seguem até as 3h. Os shows no palco cultural, nas ilhas de forró e na Pirâmide do Parque do Povo começam às 18h. A entrada é gratuita.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Fonte: G1