25/05/2024 +55 (83) 988111301

Cidades

frente portal

Criança de 2 anos morre suspeita de meningite em João Pessoa

.

Por Jr Blitz 15/05/2024 às 23:18:07
Paciente de 2 anos estava sendo tratada no Hospital Infantil do Valentina e se morte for confirmada por meningite, será o terceiro óbito no estado pela doença. Hospital Municipal do Valentina, em João Pessoa

Ascom PMJP / Divulgação

Uma criança de 2 anos de idade, que estava internada no Hospital Infantil do Valentina, em João Pessoa, morreu nesta terça-feira (15), com suspeita de meningite, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-JP). É a segunda morte suspeita da doença no estado que aconteceu nesta semana. A outra paciente foi de uma pessoa natural de Sousa, no Sertão, que estava internada em Campina Grande.

Em entrevista para a TV Cabo Branco, o secretário de saúde de João Pessoa, Luis Ferreira, explicou que a criança deu entrada na manhã de segunda-feira (14) no hospital do Valentina, com sintomas de um quadro viral gastrointestinal, com vômito, diarreia, febre e desidratação. Um tratamento inicial foi feito com ela no local para mitigar os sintomas.

Ainda segundo o secretário, o quadro de saúde da criança melhorou e exames preliminares não apontaram a presença de meningite. Ela recebeu alta na noite de segunda-feira. No entanto, horas depois, a criança deu entrada na mesma unidade novamente com um quadro de convulsão grave.

Após essa reentrada no hospital, um tratamento voltado especificamente contra meningite foi feito na criança, inclusive com medicação. Mas, o quadro de saúde dela não melhorou e foi encaminhada para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do local, onde faleceu.

O secretário informou também que familiares disseram que o calendário vacinal da criança estava em dias, no entanto, eles não apresentaram documentos que comprovem a vacinação. Além disso, os familiares também receberam um tratamento de profilaxia com antibióticos para prevenir a meningite.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SES), se confirmado o óbito pela doença será a terceira morte por meningite no estado.

Outras duas mortes estão sendo tratadas como suspeita pela doença na Paraíba. Segundo Fernanda Vieira, chefe do Núcleo de Agravos Transmissíveis da SES, as outras mortes em investigação aconteceram foram de pessoas nascidas em Queimadas, cidade próxima a Campina Grande, e de Sousa, no Sertão do estado.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Qual seria seu candidato para prefeito de Bayeux ?