25/05/2024 +55 (83) 988111301

Cidades

frente portal

Paraíba distribui quase 50 mil doses de vacina contra nova variante da Covid-19

.

Por Jr Blitz 15/05/2024 às 17:16:13
Poderão tomar a vacina as crianças de 6 meses a 4 anos de idade e a população dentro dos grupos prioritários. Vacina contra Covid-19 em João Pessoa

Divulgação/Secom-JP

A Paraíba distribuiu 49,6 mil doses da vacina monovalente contra a nova variante da Covid-19, chamada de ômicron XBB. As doses devem atender as gerências regionais que cobrem 223 municípios do estado. O imunizante será disponibilizado para crianças de 6 meses a 4 anos de idade e para a população dentro dos grupos prioritários.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Paraíba, o objetivo da vacinação é reduzir casos graves e óbitos por Covid-19. O imunizante XBB é uma atualização da vacina contra Covid-19 produzida pelo laboratório americano Moderna.

A vacina contra a Covid-19 está incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação da criança de 6 meses a 4 anos de idade. O imunizante contra XBB vai ficar disponível para crianças de 6 meses a 4 anos com duas doses com intervalo de quatro semanas, da primeira para a segunda.

Se a criança for imunocomprometida, ao invés de tomar duas doses, ela vai tomar três doses. Da primeira dose para a segunda, o intervalo será de 4 semanas; da segunda dose para a terceira, o intervalo será de 8 semanas.

O grupo prioritário a partir de 5 anos de idade deve tomar uma ou duas doses de reforço, dependendo do grupo prioritário. Os idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas devem receber duas doses da vacina XBB, com intervalo de 6 meses, da primeira para a segunda dose.

Para os demais grupos prioritários a recomendação é de apenas uma dose de reforço. Fazem parte dele: pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade - a partir de 18 anos, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

O intervalo mínimo recomendado entre a última dose de qualquer vacina Covid-19 e a vacina Covid-19 XBB é de três meses.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Qual seria seu candidato para prefeito de Bayeux ?