23/05/2024 +55 (83) 988111301

Mundo

frente portal

Putin demite ministro da Defesa em meio a avanço na guerra na Ucrânia

.

Por Jr Blitz 12/05/2024 às 16:49:17

Foto: G1 - Globo

Sergei Shoigu, antigo aliado de Putin, estava havia 11 anos à frente da Defesa, a pasta mais importante do governo russo desde o início da guerra na Ucrânia. Governo russo ainda não explicou por que o demitiu. O agora ex-ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, em março de 2023.

Ministério da Defesa russo/Reprodução via REUTERS

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, demitiu neste domingo (12) seu ministro da Defesa, Sergei Shoigu, um dos principais nomes à frente dos ataques na Ucrânia.

A demissão acontece em um momento de avanço da Rússia nas linhas de frente no país vizinho, depois de mais de um ano de estagnação.

Até a publicação desta reportagem, o governo russo não havia explicado por que Putin decidiu afastar Shoigu, que era um de seus principais aliados e estava no cargo havia 11 anos.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse apenas que o governo quer alguém "aberto à inovação" à frente da pasta, a mais importante de seu governo desde que as tropas russas invadiram a Ucrânia, há mais de dois anos.

"O Ministério da Defesa deveria estar absolutamente aberto à inovação, à introdução de todas as ideias avançadas", disse Peskov.

Ainda segundo Peskov, o líder russo propôs ao Parlamento do país o nome de Andrei Belousov, um economista que ocupava o posto de vice-primeiro-ministro, para assumir a Defesa.

A mudança foi feita na semana em que Vladimir Putin assumiu oficialmente um novo mandato, para o qual foi reeleito em março deste ano.

Esta reportagem está em atualização.

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.