19/05/2024 +55 (83) 988111301

Manchetes

frente portal

Ministério do Trabalho conclui relatório sobre soterramento de trabalhadores durante obra de supermercado em BH

.

Por Jr Blitz 08/05/2024 às 20:41:05
Desabamento de talude na unidade ocorreu em outubro de 2023. De acordo com o órgão, houve negligência das empresas responsáveis pela construção do empreendimento.

Soterramento aconteceu em obra no Belvedere, em BH, em outubro de 2023

Reprodução/TV Globo

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-MG) divulgou, nesta quarta-feira (8), o relatório sobre o soterramento de trabalhadores em uma obra do supermercado Verdemar, em outubro do ano passado, na capital mineira. Quatro pessoas morreram no acidente (relembre mais abaixo).

De acordo com o órgão, que é uma unidade do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no estado, houve negligência das empresas responsáveis pela construção do empreendimento.

"Nós fizemos todo um levantamento de forma muito cuidadosa. De fato, houve negligência. O acidente poderia ter sido evitado se tivesse seguido as normas regulamentadoras da segurança e saúde do trabalho. O talude não foi protegido, várias normas de contenção não foram feitas. Houve mais de 50 autos de infração que apontamos, portanto as empresas são responsáveis", explicou o superintendente regional do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans.

Apresentação do relatório final de inspeção da obra de uma unidade do Supermercado Verdemar.

Reprodução/TV Globo

A reunião de entrega do documento foi realizada na sede da SRTE, no Centro de Belo Horizonte. Todas as irregularidades encontradas na obra foram apresentadas aos sobreviventes e parentes das vítimas que participaram do encontro.

"Minha vida não é a mesma coisa de antes. Hoje eu tenho um ferro na perna, muitas coisas não consigo fazer mais, tanto psicologicamente quanto no trabalho. Eu acho que não consigo mais exercer a mesma profissão. Isso podia ter sido evitado. Infelizmente pro encarregado não existe segurança. Nós falamos que estava perigoso, nós alertamos o técnico em segurança. Agora eu espero justiça", desabafou o encarregado de obras e sobrevivente da tragédia Igor Alves, de 24 anos.

Encarregado de obras Igor Alves, sobrevivente da tragédia.

Reprodução/TV Globo

Familiares da engenheira Juliana Angélica Menezes Veloso, que morreu soterrada no acidente, também estiveram presentes ao lado de advogados. Ela tinha 30 anos e chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

"É o primeiro documento oficial que sai e é um documento que confirma todas as impressões que a gente já tinha anteriormente. O que aconteceu foi crime. A gente já havia tentado resolver a questão extrajudicialmente. Neste momento a gente já tem uma ação ajuizada, essa ação está suspensa no momento porque o juiz está aguardando esse laudo especificamente. Isso dá um embasamento técnico pra confirmar a responsabilidade das empresas", explicou o advogado da família, Roney Oliveira.

Relembre o caso

Trabalhadores soterrados em BH: o que se sabe e o que falta esclarecer

No dia 17 de outubro de 2023, trabalhadores ficaram soterrados na construção de uma unidade do supermercado Verdemar, no bairro Belvedere, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Segundo os bombeiros, um talude — encosta feita para conter a inclinação do terreno — estava trincado. Os funcionários tentavam conter as rachaduras, mas a estrutura desabou.

Cinco vítimas que trabalhavam na obra de construção civil foram atingidas. Quatro delas morreram. Uma sexta pessoa conseguiu sair antes do desmoronamento.

Na época, a rede informou que "lamentava profundamente o ocorrido" e informou que estava acompanhando tudo de perto com a Construtora Kaeng, terceirizada responsável pela obra.

Em nota, a Kaeng garantiu que a "obra contava com profissionais técnicos e com todos os alvarás em ordem" e que o caso se tratou de uma fatalidade.

A Polícia Civil esteve no local para a perícia e coleta de vestígios e abriu um inquérito para investigar o acidente.

Trabalhadores que perderam a vida no deslizamento:

Roberto Mauro Silva, de 57 anos (morreu no local)

Zacarias Evangelista Fonseca, de 58 anos (morreu no local)

Rafael Pereira Barbosa, de 34 anos (morreu no local)

Juliana Angélica Menezes Veloso, de 30 anos (morreu no Hospital João XXIII)

LEIA TAMBÉM:

Trabalhadores soterrados em desabamento de construção de supermercado são enterrados em Belo Horizonte

Trabalhadores morrem soterrados em construção de supermercado

'Ele era trabalhador e camarada', diz irmão de homem morto em desabamento de construção de supermercado

Polícia investiga acidente que soterrou e matou trabalhadores em Belo Horizonte

Confira os vídeos mais vistos no g1 Minas:

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.