19/04/2024 +55 (83) 988111301

Manchetes

frente portal

Com onda intensa de frio prevista para Divinópolis, veja como ajudar pessoas em vulnerabilidade e que vivem em situação de rua

Por Jr Blitz 28/07/2021 às 19:39:15
A partir desta quarta (28) podem ser registradas as menores temperaturas mínimas dos últimos anos no Centro-Oeste; G1 separou histórias de solidariedade e campanhas de auxílio. Veja na reportagem como ajudar pessoas em situação de rua em Divinópolis

Rogério Galasse/Estadão Conteúdo

A partir desta quarta-feira (28) as temperaturas vão cair drasticamente em Divinópolis. Na previsão do tempo semanal, o G1 noticiou que podem ser registrados recordes nas baixas temperaturas nos próximos 2 dias e alertas de geadas foram emitidos pelo Estado para cidades da região Centro-Oeste e outros pontos de Minas Gerais.

Por isso, a reportagem separou campanhas de auxílio e histórias de solidariedade de pessoas que ajudam moradores em situação de rua, ou que sofrem alguma vulnerabilidade neste período; veja abaixo como ajudar.

Previsão do tempo

Uma frente fria acompanhada de uma massa de ar seco de origem polar promete derrubar as temperaturas e provocar novas geadas em algumas cidades do Centro-Oeste. As temperaturas médias esperadas para o mês de julho, na região de Divinópolis, ficam em torno de 16 °C, mas para esta semana, a previsão é que a cidade registre mínimas de até 8 °C e 6°C.

Alerta de geada e baixas temperaturas: veja como clima afetará cidades Centro-Oeste de Minas

Última semana de julho deve ser de calor intenso seguido de frio no Centro-Oeste MG; recordes podem ser registrados

VÍDEO: geadas na região de Capitólio provocam prejuízos a empresários e produtores rurais

Ajuda a pessoas em situação de rua

Sacramento de Amor

Casa de Passagem da Comunidade Sacramento de Amor (imagem de arquivo)

Comunidade Sacramento de Amor/Divulgação

Em Divinópolis, a Comunidade Sacramento de Amor, em parceria com a Paróquia de Santo Antônio, vai acolher as pessoas em situação de rua, excepcionalmente no Centro Paroquial enquanto permanecerem as baixas temperaturas.

No local, as pessoas em situação de rua vão receber uma sopa às 20h. A previsão da Comunidade Sacramento de Amor é atender mais de 30 pessoas. Por isso, a instituição orienta que, quem puder doar cobertores, colchões, roupas de frio e alimentos, as doações podem ser entregues diretamente no Centro Paroquial.

O endereço é: Rua São Paulo, no Centro, bem ao lado do Santuário de Santo Antônio e em frente à Praça do Santuário. Os voluntários da Sacramento de Amor estarão no local a partir das15h nos próximos dias, para receber as doações e preparar a sopa solidária.

UNA

Doações podem ser entregues na Faculdade UNA

Felippe VNS/Una

A UNA é um ponto de coleta para doação de roupas, agasalhos, cobertores, meias, material de higiene e alimentos.

Todo material arrecadado está sendo direcionado para os moradores da Casa São Francisco que acolhe pessoas que vivem nas ruas. A campanha começou nesta quarta-feira (28) e visa ajudar pessoas em vulnerabilidade nesse momento de alerta de frio intenso.

“Nestes dias em que teremos temperaturas mais baixas, vamos ajudar a aquecer a quem tem frio. Pegue aquelas peças que você tem no armário e já não usa mais e cobertores em bom estado e compartilhe. Quem tem o coração quente, não deixa ninguém passar frio”, destacou a professora Fernanda Francischetto, da equipe de coordenação da campanha.

As peças podem ser entregues na sede da instituição, que fica na Rua Coronel João Notini, nº 151, no Centro.

Centro Espírita Jesus de Nazaré

O Centro Espírita Jesus de Nazaré está arrecadando doações de roupas masculinas e femininas e também alimentos. Eles realizam um trabalho diário com pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. Além disso, a instituição tem cerca de 200 famílias cadastradas que recebem doações de cestas básicas e roupas.

Diariamente um grupo de voluntários faz as marmitas, cerca de 30 por dia enquanto outro grupo de voluntários pega as refeições e leva para a Praça do Santuário em um primeiro momento, para distribuição e depois roda os principais pontos de concentração de pessoas em situação de rua

O Centro Espírita fica na Rua do Cobre, nº 57 - Bairro Niterói.

Risco à saúde

A Defesa Civil de Minas Gerais também divulgou alerta para o declínio da temperatura em até 5 °C abaixo da média, o que oferece risco à saúde. A situação exige maior atenção à população em situação de vulnerabilidade, pois o frio intenso aumenta o risco de hipotermia. Além disso, os animais também podem sofrer com a situação.

Pessoas em situação de rua podem fazer higiene pessoal no Centro de Triagem em Divinópolis; eles recebem alimentação

Veterinário em Divinópolis alerta tutores sobre cuidados com cães no inverno; veja dicas para deixar o pet mais quentinho

Médico orienta sobre cuidados com a saúde durante o tempo frio e seco

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

m

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.