28/03/2024 +55 (83) 988111301

Manchetes

frente portal

Em Brasília, governador de MT pede a Bolsonaro estadualização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Por Jr Blitz 27/07/2021 às 16:20:46
Mauro Mendes disse que o estado possui um programa de investimento para a preservação e o fomento o turismo na região. Governador visitou Bolsonaro acompanhado dos três senadores de MT

Secom-MT

O governador Mauro Mendes (DEM) viajou até Brasília nesta terça-feira (27) para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre infraestrutura e logística em Mato Grosso. No encontro, o governador pediu a estadualização do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e disse que o estado quer investir em turismo da região, para proporcionar mais conforto, acessibilidade aos turistas e ampliar a preservação.

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães pertence ao governo federal e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Existe um estudo para a concessão do parque à iniciativa privada em andamento.

De acordo com o governador, o estado possui um programa de investimento para preservação e potencialização do turismo nessa região.

“Acreditamos que será possível sim essa transferência porque o estado tem condições de investir e potencializar esse parque. O governo tem condições de implementar um grande programa de investimento de preservação e potencialização da utilização desse parque. Ele, atualmente, está sendo cuidado pelo ICMBio, mas achamos que podemos fazer algo diferente e melhor, manter a preservação, e criar mudanças que permitem uma melhor utilização”, disse.

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Terra da Gente

Mauro Mendes ainda avalia que a localização do parque, perto da capital, pode fomentar ainda mais o turismo.

“O parque está muito próximo da capital. O governo tem muitos investimentos no turismo e, por ser próximo, é um dos grandes potenciais. Nós queremos fazer muitos investimentos e com o parque estadual seria mais fácil cuidar dessas questões ambientais”, contou.

Além da estadualização do Parque Nacional, o governador ainda pediu a conclusão de obras na BR-174, BR-158, BR-242 e BR-080 e a construção de mais 20 mil casas populares em todo o estado.

Em relação às queimadas que se intensificam nessa época do ano, em Mato Grosso, Mauro Mendes contou que já possui apoio do governo federal para o combate aos incêndios neste ano.

“Sobre as queimadas já temos uma programação que começou no mês de março, temos apoio do governo federal, do Exército e não temos nenhum registro que fuja a normalidade do que historicamente acontece”, contou.

Estudo concessão

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou, na segunda-feira (22), os primeiros editais para a realização de estudos técnicos para viabilizar as concessões de oito parques nacionais, entre eles, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT).

Os estudos devem propor uma concepção de modelagem técnica e operacional, engenharia, arquitetura, assim como de viabilidade econômico-financeira para as concessões.

As propostas vencedoras terão 120 dias para apresentar resultados.

Além do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, outros serão contemplados: Parque Nacional de Brasília (DF), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ); Parque Nacional de Lençóis Maranhenses (MA); Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Parque Nacional de Ubajara (CE), Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS); e Floresta Nacional de Brasília (DF).

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.