29/04/2024 +55 (83) 988111301

Manchetes

frente portal

Chama olímpica é acesa na Grécia a 101 dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris

.

Por Jr Blitz 16/04/2024 às 21:22:11
Tocha vai seguir para a França e ainda atravessar três oceanos, passando por territórios franceses fora da Europa, até iluminar a festa de abertura no dia 26 de julho. Chama olímpica é acesa na Grécia a 101 dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris

Jornal Nacional/Reprodução

A chama olímpica dos Jogos de Paris foi acesa nesta terça-feira (16) em uma cerimônia na Grécia.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) fez questão de ressaltar que os Jogos nasceram na Grécia há quase 3 mil anos. Thomas Bach mencionou o momento difícil que o mundo enfrenta, com guerras, e lembrou que, na antiguidade, os gregos deixavam os conflitos de lado e respeitavam a sagrada trégua olímpica para disputas pacíficas - e destacou:

"Acender a chama em Olímpia é uma peregrinação ao passado e também um ato de fé no futuro".

A pandemia não permitiu a presença de público antes dos últimos dois jogos - de verão e de inverno. Nesta terça-feira (16), os espectadores estavam de volta, torcendo pelo sol. Mas as nuvens o esconderam. Sem ele, diante do templo de Hera, a atriz grega que interpretou a alta sacerdotisa não pode acender o fogo da forma tradicional, usando um espelho parabólico, e precisou recuperar a chama acesa durante o ensaio geral da véspera.

O primeiro a carregar a tocha foi o grego campeão de remo em Tóquio. Stefanos Douskos também ergueu um ramo de oliveira, símbolo da paz.

"Essa é a mensagem", ele disse.

"O recado que ficou foi de união, de que todos podemos viver juntos, sem guerra", resumiu a jovem francesa Fantine, de 15 anos.

A cerimônia em Olímpia, no local de nascimento dos Jogos, marcou o início de um grandioso revezamento da tocha. Depois de 11 dias na Grécia, ela vai seguir para a França e ainda atravessar três oceanos, passando por territórios franceses fora da Europa, até iluminar a festa de abertura em Paris, no dia 26 de julho.

LEIA TAMBÉM

Macron confirma plano B para cerimônia de abertura dos Jogos de Paris em caso de ameaça terrorista

Paris 2024: Emmanuel Macron encara a segurança como maior desafio a 6 meses das Olimpíadas

Contagem regressiva: a jornada intensa dos atletas brasileiros rumo às Olimpíadas de Paris

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.