Mundo G1 - Mundo

OEA aprova resolução condenando invasão de embaixada do México pelo Equador

OEA se reúne para analisar regras diplomáticas após invasão de embaixada do MéxicoA Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou nesta quarta-feira (10) uma resolução condenando a invasão da embaixada do México no Equador por policiais equatorianos na semana passada.

Por Jr Blitz

10/04/2024 às 12:34:56 - Atualizado há
Foto: G1 - Globo
OEA se reúne para analisar regras diplomáticas após invasão de embaixada do México

A Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou nesta quarta-feira (10) uma resolução condenando a invasão da embaixada do México no Equador por policiais equatorianos na semana passada.

? Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

A invasão, feita para prender o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, que havia sido condenado pela Justiça equatoriana, abriu uma crise diplomática sem precedentes entre os dois países. O México rompeu relações com Quito após o episódio.

Na resolução aprovada por ampla maioria, a OEA exigiu que os dois governos iniciem um diálogo, "em conformidade com o Direito Internacional".

O texto foi aprovado com 29 votos favoráveis e um contra, feito pelo Equador. Outro país, El Salvador, se absteve.

Entre os pontos da resolução, estão:

Condenar veementemente a intrusão nos locais da Embaixada do México no Equador e os atos de violência exercidos contra a integridade e a dignidade do pessoal diplomático da Missão.

Reafirmar a obrigação de todos os Estados de zelar pelo respeito aos privilégios e imunidades das missões diplomáticas e ao princípio da inviolabilidade, em conformidade com o Direito Internacional, como requisito fundamental e crucial para as relações pacíficas entre os Estados.

Exortar todos os Estados a que respeitem e cumpram as suas obrigações e responsabilidades ao abrigo da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e assegurem que a inviolabilidade das sedes diplomáticas e do seu pessoal seja respeitada sem exceção.
Fonte: G1
Comunicar erro
Blitz Paraíba

© 2024 Copyright © 2024 - Portal Blitz Paraíba. Todos os direitos reservados
Portal Blitz Paraiba - Sua Noticia na Hora Certa

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Blitz Paraíba