29/04/2024 +55 (83) 988111301

Mundo

frente portal

Justiça da Argentina determina bloqueio de bens do ex-presidente Alberto Fernández

.

Por Jr Blitz 10/04/2024 às 02:03:01
Fernández é acusado de desviar dinheiro público para a contratação de seguros. Além dele, uma ex-secretária e o marido dela também tiveram bens bloqueados. O ex-presidente da Argentina Alberto Fernández durante reunião em março de 2023

Jonathan Ernst/REUTERS

A Justiça Federal da Argentina determinou o bloqueio de bens e quebra do sigilo bancário do ex-presidente Alberto Fernández. As informações foram divulgadas pelo jornal "Clarín" na noite desta terça-feira (9).

? Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

Em fevereiro, Fernandez foi acusado de desvio de dinheiro público para a contratação irregular de seguros para funcionários públicos.

Além do ex-presidente, outras duas pessoas investigadas tiveram os bens bloqueados pela Justiça da Argentina. São elas:

Héctor Martínez Sosa, amigo de Fernandez e corretor;

María Cantero, esposa de Héctor e ex-secretária de Fernandez.

De acordo com o Clarín, a investigação envolve um decreto publicado por Fernandez em 2021, que obriga o setor público a contratar serviços de seguro. A norma também exigia que a contratação fosse feita exclusivamente com a empresa Nación Seguros.

A investigação aponta que contratos foram fechados com a participação de outras seguradoras, em forma de cosseguro. Essas negociações envolveram a participação de intermediários, como Héctor Martínez Sosa, segundo a reportagem.

A Justiça aponta que os intermediadores teriam recebido comissões em valores acima do praticado no mercado ou foram selecionados de forma irregular por departamentos do governo.

Os cinco maiores intermediadores, incluindo uma empresa em nome de Héctor Martínez Sosa, receberam 2,7 bilhões de pesos (R$ 16 milhões, na cotação atual) em comissões desde 2020, o que representa 80% de todas as comissões pagas.

Outras pessoas também estão sendo investigadas.

Alberto Fernández deixou a Presidência da Argentina em dezembro de 2023, sendo sucedido pelo atual presidente Javier Milei.

Em fevereiro deste ano, após ser acusado de desviar dinheiro público, Fernández disse em uma entrevista que não roubou nada e que não autorizou ou participou de nenhuma negociação.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.