29/04/2024 +55 (83) 988111301

Manchetes

frente portal

Decreto de Lula prorroga isenção de vistos a turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Governo Bolsonaro havia derrubado exigência de autorização para cidadãos desses países visitarem o Brasil.

Por Jr Blitz 09/04/2024 às 21:29:42

Foto: G1 - Globo.com

Governo Bolsonaro havia derrubado exigência de autorização para cidadãos desses países visitarem o Brasil. Gestão Lula quer voltar a exigir o documento, mas adiou pela terceira vez a volta da obrigatoriedade. O governo federal prorrogou o início da exigência de vistos para turistas dos Estados Unidos, Austrália e Canadá para abril 2025. Decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicado em edição extra nesta terça-feira (9) do "Diário Oficial da União" oficializou a extensão do benefício para os cidadãos desses países.

Sem o ato de Lula, os viajantes oriundos dessas três nações precisariam ter visto brasileiro a partir da quarta-feira (10). O governo federal havia tomado essa decisão com base no princípio da reciprocidade, já que Estados Unidos, Canadá e Austrália exigem visto de brasileiros. O setor do turismo era contra a medida, o argumento do segmento é que a medida diminuiria o volume de turistas vindo desses locais.

No Congresso, parlamentares ameaçavam votar um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar o decreto de Lula que retomava a exigência do documento. A negociação para a prorrogação da exigência foi liderada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e a base de Lula na Câmara dos Deputados.

Exigência do visto

O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) derrubou, unilateralmente, a exigência de vistos para viajantes dos Estados Unidos, do Canadá, da Austrália e do Japão, em 2019. O argumento do governo era de que isso ajudaria a incrementar o turismo internacional no Brasil.

A decisão do governo Lula de exigir vistos para EUA, Canadá e Austrália deveria ter entrado em vigor em 1º de outubro de 2023. Mas após pressão e problemas no atendimento aos turistas desses países, o prazo foi adiado para 10 de janeiro. Depois, o prazo foi mais uma vez adiado para 10 de abril.

A decisão não vale para o Japão pois o governo japonês anunciou em maio de 2023 que avaliava retirar a exigência de visto para brasileiros e confirmou a decisão em agosto de 2023, com validade a partir de 30 de setembro, mas para viagens de até 90 dias. Em retribuição, o Brasil deixou de exigir visto para japoneses.

Fonte: G1

Comunicar erro
Comentários

Queremos Saber!

Quem você acha que é, o verdadeiro rato da prefeitura de Bayeux.