Tremor de magnitude de 7,4 foi o mais forte registrado na ilha em 25 anos. Abalo sísmico deixou dez mortos e mais de mil feridos. Antes e depois mostra prédio de Hualien que ficou tombado após terremoto atingir a cidade taiwanesa
Reprodução/Google Street View; TVBS via AP
Um forte terremoto de magnitude 7,4 deixou dez mortos e mais de mil feridos em Taiwan na quarta-feira (3). O tremor foi o mais forte a abalar Taiwan desde 1999, quando um abalo sísmico de magnitude 7,6 provocou 2.400 mortes.
A ilha fica na região do chamado Círculo de Fogo do Pacífico, a maior zona sísmica do mundo, famosa pela sua incidência de terremotos.
Veja, abaixo, destaques sobre o Círculo de Fogo:
O Círculo de Fogo do Pacífico é uma grande área de 40 mil quilômetros em forma de ferradura que circunda o oceano Pacífico (veja mapa abaixo).
Ele também passa por EUA, Canadá, Rússia, Japão, Sudeste Asiático e Oceania).
A região é marcada pela presença de vulcões e terremotos.
Ao longo do círculo, há pelo menos 450 vulcões ativos e alta incidência de terremotos - 9 em cada 10 tremores registrados no mundo ocorrem dentro dele.
O risco de terremotos é alto em lugares mais elevados ou perto dos limites das placas.
Esta é a área de maior atividade sísmica do mundo. Em média, os sismógrafos captam algum tipo de abalo no Círculo de Fogo a cada cinco minutos. Segundo a Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), o Círculo de Fogo é resultado das placas tectônicas.
Quando as placas se movem, elas geram uma atividade geológica em suas extremidades. Elas podem se afastar, mas também podem se encostar (gerando tremores de menor intensidade) ou se unir.
Grande parte da atividade vulcânica ocorre ao longo das zonas de subducção, quando uma placa tectônica desliza sob a outra (e se une). A imensa pressão que a placa deslocada para baixo exerce sobre o magma no interior da Terra faz com que se procure um caminho para a superfície no limiar da placa. É assim que nascem os vulcões.
Mapa identifica a região do Círculo de Fogo do Pacífico
Ciência/G1
LEIA TAMBÉM:
Seis fatos sobre o Círculo de Fogo do Pacífico
Tremores em Taiwan
Segundo as autoridades, quatro pessoas que morreram estavam no condado montanhoso e pouco povoado de Hualien, que fica próximo ao epicentro do tremor, na costa leste da ilha, a cerca de 150 km da capital, Taipei. Diversos imóveis ficaram danificados na região, incluindo dois prédios que tombaram.
A representação diplomática do Brasil em Taiwan afirmou que não tem registro de brasileiros mortos ou feridos no terremoto.
Em entrevista à GloboNews, o diretor do Escritório de Representação do Brasil em Taipei, Miguel Magalhães, falou sobre a situação de cidadãos brasileiros na ilha atingidos pelo tremor. Segundo ele, há mais de 7 mil brasileiros vivendo no território.
VÍDEO: Há décadas, Taiwan investe em prevenção contra terremotos
Há décadas, Taiwan investe em prevenção contra terremotos
Fonte: G1